Curiosidades sobre a Bolívia
- Oficialmente, a Bolívia se chama Estado Plurinacional da Bolívia.
- O nome Bolívia é uma homenagem ao militar venezuelano Simón Bolívar, que atuou na independência do país.
- O país tem duas capitais: Sucre, capital constitucional, e La Paz, onde fica a sede do governo.
- La Paz é considerada a capital mais alta do mundo, localizada a 3.640 metros acima do nível do mar.
- A língua mais falada da Bolívia é o espanhol, seguido do aimará e do quíchua. Estas duas últimas são línguas de origem indígena.
- A Bolívia é o segundo país com o maior número de idiomas oficiais no mundo, ficando atrás somente da Índia. A Constituição da Bolívia reconhece 37 línguas oficiais.
- O pico mais alto da Bolívia é o Nevado Sajama, com 6.542 metros. Ele é um estratovulcão extinto.
- Devido aos sintomas do mal da atitude, chamado na Bolívia de soroche, que incluem tontura, náuseas e dor de cabeça, é comum mascar folhas de coca no país. Elas ajudam a combater os efeitos da altitude no organismo. O chá das folhas de coca também é comum entre os bolivianos.
- O lago Titicaca, situado na fronteira entre a Bolívia e o Peru, é o mais alto e navegável lago do mundo. É também o maior lago, da América do Sul, por volume de água.
- Com 10.582 quilômetros quadrados, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo e fica na cidade de boliviana de Uyuni.
- A maior reserva mundial de lítio está no Salar de Uyuni, e representa algo em torno de 50 a 70% das reservas mundiais.
- Devido à grande quantidade de lítio no Salar de Uyuni, é comum as bússolas serem afetadas. Por isso, para não se perder na imensidão branca, é aconselhável visitar a região acompanhado de um guia local.
- A Bolívia tem a segunda maior reserva de gás natural na América do Sul. O Brasil importa grande quantidade deste gás.
- Existem mais de 1.400 aves catalogadas na Bolívia, sendo o sexto país mais diversificado em termos de espécies de aves. Cerca de 70% das aves conhecidas no mundo estão na Bolívia.
- Uma das estradas mais perigosas do mundo está na Bolívia. É a chamada "Estrada da Morte". A estrada liga La Paz a Coroico e está localizada em uma montanha que tem 4.700 metros de altitude. A via conta com apenas 3 metros de largura e é costeada por precipícios imensos e cachoeiras.
![]() |
"Estrada da Morte" na Bolívia: uma das mais perigosas do mundo. |
- As mulheres bolivianas, de origem indígena, são chamadas de cholas. Elas costumam utilizar um tipo de chapéu conhecido como chapéu-coco.
- O atual estado brasileiro do Acre pertenceu à Bolívia até 1903.
atualizado em 23/10/2020