História da Alemanha

Leia no texto abaixo os principais eventos históricos da Alemanha.


Otto von Bismarck: um dos responsáveis pela unificação da Alemanha
Otto von Bismarck: um dos responsáveis pela unificação da Alemanha


História da Alemanha

 

O início da colonização


A região da Alemanha foi inicialmente habitada por tribos finesas e, em seguida, pelos celtas. Porém, estes últimos foram expulsos para regiões ocidentais pelas tribas germânicas (bárbaros) que chegaram ao território por volta de 800 a.C.

 

Reino Franco

 

O mais poderoso dos estados, fundado na Gália pelos germânicos no início da Idade Média, o reino dos francos, foi erguido por Carlos Magno.


Após o tratado de Verdun (845), passou a existir o reino da Germânia. Independente, este reino tornou-se uma monarquia eletiva.


O Império Romano Germânico

 

Em 936, o imperador germânico Otho, o Grande, conquistou regiões na Itália, aumentando sua influência junto ao estado papal. Usou este poder para fazer-se coroar imperador. A Alemanha passou a ser chamada de sacro Império Romano Germânico.


A autoridade dos imperadores germânicos, na Idade Média, era apenas simbólica, pois a Alemanha passou a ser apenas uma espécie de estado feudal. Os senhores feudais possuíam o poder de fato na região, decidindo sobre as ações políticas, jurídicas e econômicas em seus feudos.


A Reforma Protestante

 

No século XVI, durante a reforma protestante, a Alemanha foi abalada pelas lutas religiosas. Seu território foi praticamente dividido em duas partes: Alemanha do Norte (protestante) e Alemanha do Sul (católica).


Confederação do Reno

 

No começo do século XIX a região foi conquistada pelos franceses sob o comando de Napoleão Bonaparte. O sacro Império Romano Germânico foi abolido e em seu lugar foi criada a Confederação do Reno, que foi dissolvida pelo Congresso de Viena e reconstituída em novas bases com o nome de Confederação Germânica (1815).

 

Unifação da Alemanha

 

No final do século XIX a Alemanha foi unificada, formando um estado, com a atuação diplomática do chanceler Otto von Bismarck.

 

Alemanha no século XX e participação nas guerra mundiais

 

Entre os anos de 1914 e 1918, a Alemanha, em conjunto com o Império Austro-Húngaro e Itália, formaram a Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. Derrotada, a Alemanha condenada, pelo Tratado de Versalhes, a pagar os prejuízos de guerra, perdeu territórios e teve suas forças armadas reduzidas.

 

O imperador alemamão Guilherme II em pé e de braços cruzados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Guilherme II foi o último imperador alemão. Seu reinado terminou em 1918, após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na década de 1930, Hitler assumiu o poder na Alemanha e implanta o nazismo. Investiu pesado no militarismo, conduzindo a Alemanha, em 1939, à Segunda Guerra Mundial, em conjunto com Itália e Japão. Mais uma vez derrotada, a Alemanha saiu arrasada do conflito.


Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). A reunificação ocorreu apenas em 1990, com a queda do Muro de Berlim e a crise do socialismo.

 

Atualidade

 

Atualmente, a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Integrante da União Europeia, é um dos países mais desenvolvidos do mundo.

 

 

 

 

atualizado em 19/09/2020
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).






História da Alemanha Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Alemanha - da divisão à reunificação

Autor: Cosseron, Serge

Editora: Ática

Ano de publicação: 1995

Temas do livro: História Geral e História Contemporânea.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.