Olimpíada de Tóquio 2021

Informações sobre a Olimpíada de Tóquio 2021, informações, dados, lema olímpico, datas das cerimônias


Logo das Olimpíada de Tóquio 2021*
Logo das Olimpíada de Tóquio 2021*

 

IMPORTANTE:

EM FUNÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19, A OLIMPÍADA DE TÓQUIO 2020 FOI ADIADA PARA 2021. A INFORMAÇÃO FOI DIVULGADA PELO COI (COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL) EM 24/03/2020. É A PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA QUE OCORRE UM ADIAMENTO DE JOGOS OLÍMPICOS. AS NOVAS DATAS (JÁ ATUALIZADAS PELO COI) SÃO INFORMADAS ABAIXO:

 

Abertura, Encerramento e lema olímpico

 

Acontecerão no ano de 2021, na cidade de Tóquio (Japão), os XXXII Jogos Olímpicos de Verão da Era Moderna. A abertura será realizada no dia 23 de julho. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 8 de agosto. O lema (slogan) dos jogos será "Descubra o Amanhã". As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Tóquio.

 

As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 5,2 bilhões de pessoas no mundo todo (estimativa). 

 

A expectativa é de que participem, na Olimpíada 2021, cerca de 12.700 atletas de 208 nações (estimativas).

 

Tóquio foi anunciada como sede da Olimpíada de 2020 em 7 de setembro de 2013. A capital japonesa disputou, na fase final, com as cidades de Madri (Espanha) e Istambul (Turquia). Os Jogos Olímpicos retornam a capital japonesa depois de 56 anos, pois foi sede da Olimpíada de 1964.

 

Modalidades

 

Ao todo serão disputados cerca de 306 eventos esportivos (estimado) de 33 esportes (50 modalidades). Para esta edição dos Jogos Olímpicos, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou a entrada de cinco novos esportes: Caratê, Surfe, Escalada esportiva, Beisebol/Softbol e Skate. Também foi adicionada duas novas modalidades: Basquetebol 3x3 e Ciclismo Freestyle.

 

Mascote


A mascote oficial da Olimpíada de 2021 se chama Miraitowa. Criada pelo artista japonês Ryo Taniguchi, é uma espécie de super-herói do futuro, que usa uma roupa azul índigo. Seu nome é uma mistura de duas palavras em japonês: mirai (futuro) e towa (eternidade). De acordo com o criador, a mascote tem o poder de se mover instantaneamente para qualquer lugar. Além de ser forte e atlética, possui como principal característica o senso de justiça.

 

Locais de competição:

 

As provas ocorrerão em 34 locais de competição, sendo que a maioria será na Zona da Baía de Tóquio e na Heritage Zone.

 

Medalhas

 

- Serão distribuídas 918 medalhas olímpicas durante todo eventos, sendo 306 de ouro, 306 de prata e 306 de bronze.

 

Saiba mais:

 

- Outras informações podem ser obtidas no site oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

 

* reproduzimos o logotipo da Olimpíada de 2021 em tamanho reduzido e baixa resolução, com o proposito de ilustrar o artigo que possui propósito didático-educacional (objetivo principal deste website).






Olimpíada de Tóquio 2021 Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O Guia dos Curiosos - os Jogos Olímpicos

Autor: Duarte, Marcelo

Editora: Panda Books

Temas do livro: Esportes, Jogos Olimpicos


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.