Definição - o que é
Também conhecido como sismo, o terremoto é um fenômeno geológico caracterizado por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre.
Causas principais do terremoto
Um terremoto pode ter como causa o choque entre placas tectônicas subterrâneas, a erupção de vulcão ou deslocamento de gases no interior do planeta Terra (situação mais rara). Num terremoto ocorrem aberturas de falhas na superfície terrestre e deslizamentos de terras. Quando ocorrem no mar, podem provocar tsunamis (ondas marítimas gigantes).
Energia liberada
Um terremoto libera uma quantidade muito grande de energia mecânica, podendo provocar estragos e muita destruição quando atingem regiões habitadas.
Classificação dos terremotos
De acordo com sua intensidade (magnitude sísmica) podem ser classificados através da Escala Richter (de 0 a 9). Quanto mais alto o grau, mais forte é o terremoto. Terremotos que atingem grau 7 ou mais, com epicentro próximo à superfície terrestre, podem provocar danos catastróficos.
Terremotos no Brasil
O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em nosso território e não estamos numa zona de atrito entre placas tectônicas ( o Brasil está localizado no interior da Placa Sul Americana). Mesmo assim, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.
Sismologia
A área do conhecimento que identifica e analisa os terremotos é chamada de Sismologia.
Curiosidade:
- O maior terremoto em território brasileiro ocorreu em janeiro de 1955, na cidade de Cuiabá. Ele atingiu 6,6 na escala Richter. Porém, não ocorrer danos físicos e nem mortes, pois seu epicentro foi numa área inabitada naquele ano.
|
Escombros gerados por um terremoto. |
atualizado em 03/06/2020
Vulcões e terremotos
Autor: Carrol, Michael
Editora: Vida
Temas: Geografia e Geologia.