Gás Natural

Saiba o que é gás natural, usina de gás natural, combustível, GNV, bibliografia, produção no Brasil


Usina de Gás Natural
Usina de Gás Natural

 

Definição (o que é)

 

Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre.

 

Como se forma 

 

O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microrganismos de forma anaeróbica.

 

Uso do gás natural

 

O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos.

 

O GNV (Gás Natural Veicular) tem sido muito utilizado como combustível para veículos. Além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto é considerado uma fonte de energia limpa.

 

Onde é encontrado 

 

Muitas vezes o gás natural é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo. 


Consumo e importação 

 

Embora a Petrobrás produza grande quantidade de gás natural, o consumo deste combustível tem aumentado tanto nos últimos anos que o Brasil necessita importar da Bolívia. O transporte é feito através do gasoduto Brasil-Bolívia.

 

Curiosidades:

 

- O gás natural não possui cheiro. Aquele cheiro que sentimos é artificial, ou seja, adicionado pelas companhias de gás para que possamos identificar um possível vazamento de gás. Este procedimento começou a ser tomado após uma explosão ocorrida em 1937 numa escola dos EUA. O acidente provocou a morte de 300 pessoas.

 

- Cerca de 8,1% da energia elétrica gerada no Brasil (principalmente em termoelétricas) tem como fonte o gás natural (dado referente ao ano de 2017 - Ministério de Minas e Energia). Verificamos com isso a grande importância da participação do gás natural na matriz energética brasileira. Já com relação a oferta interna de energia, o gás natural corresponde a 12,2% (2017 - Boletim Mensal de Energia - MME).




Impressão Google+


Gás Natural Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Petróleo e Gás Natural - como produzir e a que custo

Autor: Favennec, Jean-Pierre

Editora: Synergia

Ano de publicação: 2011

Temas do livro: Fontes de Energia, Gás Natural, Petróleo, Engenharia, Química


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2018 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.