Definição (o que é)
O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.
Uso do etanol
É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis.
Características principais e fórmula
Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH.
|
Bomba de etanol num posto: combustível é um dos mais usados no Brasil. |
Você sabia?
- De acordo com estimativas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de etanol para a safra 2018/2019 deverá ficar em torno de 32,3 bilhões de litros. Será um recorde de produção no Brasil.
- Os Estados Unidos são o maior produtor de etanol do mundo, com produção anual de cerca de 57 bilhões de litros (estimativa 2020). Os EUA produzem grande parte do etanol a partir do milho. O segundo maior produtor de etanol do mundo é o Brasil, com cerca de 26 bilhões de litros (estimativa 2020). Porém, no Brasil, a cana-de-açúcar é utilizada para produzir o álcool etílico.
- No Brasil, há adição de etanol (tipo: álcool anidro) na gasolina em torno de 27% (referência: mês de abril de 2020).
- O tipo de etanol usado nos carros brasileiros, com motores a álcool ou flex, é o hidratado. Este tipo de combustível é formado por uma mistura de água (entre 4% e 5%) e etanol (entre 95% e 96%).
|
No Brasil, a cana-de-açúcar é usada para a fabricação do etanol, muito utilizado como combustível para os veículos. |
Atualizado em 25/02/2022
.