Chorume

Saiba o que é chorume, aterros sanitários, chorume do lixo orgânico, resumo, bibliografia, principais características e causas.


Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potencial de contaminação
Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potencial de contaminação

 

Definição (o que é)

 

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).

 

Problemas gerados - resumo

 

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc.).

 

Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

 

Necrochorume

 

Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, neste caso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.






Chorume Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Lixo - coleção Planeta Saudável
Autor: Garcez, Lucilia
Editora: Callis
Temas: Ciências, Ecologia, Meio Ambiente


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.