Água Potável

Água potável é aquela que apresenta condições para o consumo humano.


Água Potável: própria para o consumo
Água Potável: própria para o consumo

 

Definição (o que é)

 

Água Potável é aquela que reúne características que a coloca na condição própria para o consumo do ser humano (principalmente para beber). Portanto, a água potável deve estar livre de qualquer tipo de contaminação.


Principais características:

 

A água potável pode ser de uma fonte natural, desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. Pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico e ou químico. Nas cidades, este processo é realizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água).


Tratamento da água

 

Dependendo da qualidade original da água, um ou mais processos de tratamento são aplicados. Entre os principais processos de tratamento de água, podemos citar: decantação, filtração, fluoretação, desinfecção e floculação.

 

Como chega às casas

 

A água potável chega até a casa dos consumidores fazendo o seguinte trajeto: ela sai das estações de tratamento e, através dos encanamentos da cidade, chega até as casas. Em cidades sem unidades de tratamentos e encanamentos, a água potável é transportada em caminhões pipa.

 

Você sabia?

 

- O acesso à água limpa e segura (sem nenhum tipo de contaminação) e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais. Esses direitos foram estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 2010.

 

Criança bebendo água potável

Água potável: boa e adequada para o consumo humano.

 

 

SANEAMENTO BÁSICO E ÁGUA POTÁVEL

 

Saneamento básico é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes. Logo, este sistema envolve a coleta e o tratamento de esgoto, além do fornecimento de água tratada (potável) para a população.

 

Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem).

 

Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.

 

 



atualizado em 16/08/2021




Você também pode gostar de:


Água Potável Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de referência:

 

- TOWNSEND, Colin R. Fundamentos em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2009. 

 

- BARSANO, Paulo Roberto e BARBOSA, Rildo Pereira. Meio ambiente: Guia prático e didático. São Paulo: Editora Érica, 2013. 

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.