História dos Beatles

The Beatles foi uma banda de rock inglesa de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970.


The Beatles no início da carreira
The Beatles no início da carreira

 

Origem: resumo histórico



The Beatles foi uma banda de rock, formada na cidade de Liverpool (Inglaterra), em 1956. Faziam parte deste grupo os seguintes músicos: John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista). O nome inicial da banda era Silver Beetles, fazendo uma referência a besouros. Porém, por sugestão de John Lennon, a banda passou a se chamar The Beatles, pois a palavra inglesa "beat" significa ritmo ou batida.

 

As músicas dos Beatles e de John Lennon fazem grande sucesso até os dias de hoje, sendo ouvidas por jovens e adultos.

 

A banda anterior e a primeira apresentação

 

A primeira apresentação pública dos Beatles sob o nome "The Beatles" ocorreu em 18 de agosto de 1960, no Indra Club em Hamburgo, Alemanha. No entanto, antes de adotarem o nome "The Beatles", o grupo já havia se apresentado sob vários outros nomes.


Os Beatles evoluíram de uma banda anterior formada por John Lennon em 1956 chamada "The Quarrymen". Diversos membros entraram e saíram do grupo, e foi em 1960 que a banda, então composta por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best, renomeou-se "The Beatles" e viajou para Hamburgo para uma série de apresentações.


O Sucesso da banda



Fizeram sucesso mundial com suas músicas, principalmente na década de 1960. O sucesso deve-se ao estilo revolucionário que implantaram no cenário musical. Eram canções com letras marcantes e efeitos de guitarra fortes. As letras atingiram em cheio os jovens, pois eram contestadoras e revolucionárias para a época. O estilo visual também revolucionou o cenário musical. Os jovens de Liverpool usavam cabelos compridos, roupas de cores fortes, anéis e outros adereços. 



O sucesso foi tão grande que no ano de 1965 foram recebidos pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e receberam medalhas da Ordem do Império Britânico. Da música foram para o cinema e, em 1967, lançaram o filme “Help!”. A beatlemania espalhou-se pelo mundo inteiro, fazendo sucesso inclusive no Brasil. Produziram também outros filmes: A Hard day’s night e Magical Mistery Tour.



Principais temas retratados nas músicas dos Beatles:

 

Os Beatles, conhecidos por seu vasto e variado catálogo musical, exploraram uma ampla gama de temas em suas músicas. Aqui está uma lista de alguns dos temas proeminentes:


1. Amor e Romance: muitas músicas dos Beatles, especialmente em seus primeiros anos, centraram-se em temas de amor e romance, variando de expressões alegres de amor às complexidades dos relacionamentos. Exemplos incluem "Love Me Do", "I Want to Hold Your Hand" e "Something".


2. Comentário Social e Reflexão: à medida que sua música evoluiu, os Beatles começaram a incorporar temas mais provocativos e socialmente conscientes, refletindo sobre questões como guerra, paz e mudanças sociais. Canções como "Revolution" e "Eleanor Rigby" são exemplos notáveis.


3. Psicodelia e Expansão da Consciência: Influenciados pelo movimento psicodélico e pelo uso de drogas alucinógenas, muitas músicas de seus álbuns posteriores mergulham em temas de consciência, percepção e exploração existencial, como "Lucy in the Sky with Diamonds" e "Tomorrow Never Knows".


4. Crescimento Pessoal e Autorreflexão: os Beatles frequentemente escreviam sobre desenvolvimento pessoal, introspecção e a experiência humana. Canções como "In My Life" e "The Long and Winding Road" refletem esse tema.


5. Amizade e União: a importância da amizade e da união é um tema recorrente, visto em músicas como "With a Little Help from My Friends" e "Come Together".


6. Questões Políticas: eles ocasionalmente tocavam em questões políticas, embora não tão abertamente quanto alguns de seus contemporâneos. "Back in the U.S.S.R." e "Revolution" são exemplos onde os temas políticos são mais aparentes.


7. Paz e Sentimentos Anti-Guerra: em seus últimos anos, canções como "Give Peace a Chance" (trabalho solo de John Lennon, mas frequentemente associado ao ethos dos Beatles) e "All You Need Is Love" promoveram mensagens de paz e amor, refletivas do sentimento anti-guerra da época.


8. Nostalgia e Vida Cotidiana: eles também escreveram sobre experiências cotidianas e nostalgia por tempos mais simples. "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever" são exemplos pungentes.


9. Fantasia e Contação de Histórias: os Beatles criaram narrativas vívidas e imaginativas em algumas de suas músicas, muitas vezes com uma natureza caprichosa ou fantástica, como "Yellow Submarine" e "Octopus's Garden".


10. Indagação Existencial e Filosófica: particularmente em seus trabalhos posteriores, músicas como "Let It Be" e "Across the Universe" mergulham em temas mais filosóficos e existenciais.


11. Natureza e Consciência Ambiental: embora não seja tão proeminente, há vislumbres de consciência da natureza e ambiental em músicas como "Mother Nature's Son".


O Início da crise



A banda começou a entrar em crise, em função de divergências empresariais, no final dos anos 60, terminando em 1970. John Lennon seguiu carreira solo, com participação de sua esposa Yoko Ono. Porém, em dezembro de 1980, foi assassinado por um fã, ao entrar em seu prédio na cidade de Nova Iorque. Morria um dos maiores músicos de todos os tempos. 



Principais sucessos dos Beatles:

 

"Love me do" (1962); "She loves you" e "I want to hold your hand" (1963); "Can't buy me love" e "A hard day's night" (1964); "Help" e "Yesterday" (1965); "In my life" (1965); "I'm Looking Through You"" (1965); "Yellow Submarine" (1966); "Hey Jude" (1968) e "Let it be" (1970).

 

The Beatles em Nova Iorque em 1964

The Beatles em Nova Iorque (foto de 1964).

 

 

Você sabia?

 

Durante sua existência, os Beatles trabalharam com as seguintes gravadoras: Polydor, EMI, Parlophone, Capitol, Apple e Universal.

 

 

Caricatura da banda Beatles

Caricatura da banda The Beatles (ilustração produzida por IA).

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

The Beatles - a história por trás de todas

Autor: Turner, Steve

Editora: Cosac Naify

 

O pequeno livro dos Beatles

Autor: Bourhis, Herve

Editora: Conrad Brasil


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.