Centauros da mitologia grega

Os centauros na mitologia grega eram criaturas metade homem e metade cavalo, conhecidas por seu comportamento selvagem e natureza dual, representando a tensão entre a civilização e a selvageria.


Centauro lutando contra um lápita
Centauro lutando contra um lápita

 

Quem e como eram / onde viviam


Na mitologia grega, os centauros eram seres mitológicos com corpo de cavalo e tronco e cabeça de ser humano. Viviam nas montanhas da Tessália (região central do território grego) e nos bosques das planícies da Arcádia (região central da Península do Peloponeso).

 

Eram filhos de Ixíon (rei dos Lápitas) e Néfele (deusa das nuvens).



As características principais dos centauros eram:


Os centauros eram seres dotados de muita força física. Eram espécies de monstros, porém com algumas características humanas. De acordo com o imaginário mítico dos gregos antigos, a parte inferior dos centauros (cavalo) era a responsável pela força física, brutalidade e impulsos sexuais. Já a parte humana era mais racional, com capacidade de analisar e refletir. Portanto, eram seres que representavam conflitos típicos dos seres humanos: razão, emoção e violência. 

 

Aparecem em vários mitos e lendas, quase sempre associados a fatos envolvendo atos violentos e bárbaros. 

 

Na arte e literatura grega, os centauros simbolizavam frequentemente a natureza dual da humanidade, englobando aspectos tanto civilizados quanto bárbaros. Eles eram encarnações da natureza indomada e dos instintos primordiais.

 

Os centauros apareciam em vários mitos gregos e, muitas vezes, estavam envolvidos em conflitos com humanos.

 

Pintura representando um centauro

Centauro (1887) de John La Farge.



Os centauros e os Lápitas


Um dos mitos mais conhecidos com a participação dos centauros fala sobre o casamento da princesa Hipodâmia e Pirítoo (rei dos lápitas). Os centauros foram convidados para o casamento, porém tentaram raptar a princesa, depois de ficarem embriagados de vinho. Os lápitas reagiram e teve início a uma grande guerra entre os centauros e os humanos. Grande parte dos centauros foi dizimada e alguns sobreviventes fugiram para as montanhas da Tessália.

 

Pintura de um centauro num vaso grego

Pintura de um centauro (a direita) num vaso grego.



O Centauro Quíron

 

Diferentemente de seus irmãos, Quíron era conhecido por sua sabedoria, bondade e habilidades médicas. Ele foi professor e mentor de muitos heróis gregos, incluindo Aquiles, Asclépio e Hércules. A linhagem de Quíron também era diferente, sendo ele filho do titã Cronos e da ninfa Filira.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Vídeo indicado no YouTube:

Os Centauros na Mitologia Grega - Canal Foca na História


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.