Impactos Ambientais

Impactos Ambientais são problemas gerados no meio ambiente que tem como causa uma atividade humana.


Impacto ambiental: desmatamento pode gerar desertificação
Impacto ambiental: desmatamento pode gerar desertificação

 

O que são (definição)

 

Impactos ambientais são as consequências negativas geradas ao meio ambiente, originárias de ações humanas. Estas ações podem provocar diversos tipos de degradação ambiental no solo, na água e na vegetação.



Atividades causadoras de impactos ambientais no Brasil e suas consequências:

 

1 - Urbanização e industrialização sem planejamento

 

O crescimento de cidades sem que haja planejamento urbano adequado pode ser causador de vários impactos ambientais.

 

Um dos principais é a retirada de áreas verdes para a construção de prédios, residências, fábricas e outros tipos de construção. Com pouca área verde, aumenta muito a poluição atmosférica, além de ser um fator determinante no aumento de enchentes e alagamentos em períodos de grande quantidade de chuvas.

 

O estabelecimento de grande quantidade de indústrias no meio urbano, sem que haja planejamento, também pode causar poluição de rios e aumentar a poluição do ar. Sem contar que muitas indústrias contaminam o solo com produtos químicos e metais pesados como, por exemplo, o chumbo.

 

Os rios de cidades que crescem rapidamente, sem planejamento, podem sofrer também com a grande quantidade de lixo e esgoto doméstico que são jogados em suas águas.

 

O crescimento populacional gera o aumento significativo na produção de lixo orgânico e resíduos sólidos. Caso não haja uma eficiente forma de tratar e reciclar todo este lixo, pode ocorrer contaminação de solo e aumento da poluição nos rios, principalmente, por materiais plásticos.

 

Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Região Metropolitana de São Paulo, cidade do Rio de Janeiro, cidade de Belo Horizonte, cidade de Porto Alegre e outras grandes capitais brasileiras.

 

2 - Mineração


A atividade mineradora é uma causadora de vários impactos ambientais no Brasil.

 

O pequeno garimpo irregular pode provocar contaminação, principalmente por mercúrio, nas águas de rios, lagos e também no solo.

 

As grandes empresas mineradoras também geram impactos ambientais significativos. Além de removerem áreas verdes, costumam abrir grandes crateras no solo, provocando alterações na paisagem ambiental.

 

Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Pará (extração de bauxita, cobre, manganês, ouro e níquel), Minas Gerais (extração de ouro e manganês) e Goiás (extração de níquel e cobre).

 

3 - Agropecuária

 

A agropecuária tem causado impactos ambientais significativos no cerrado, no pantanal e na floresta amazônica. Grandes áreas verdes têm sido desmatadas para a criação de gado e plantio de soja.

 

Estes problemas têm prejudicado os ecossistemas destas regiões, além de diminuir as áreas verdes que deveriam ser preservadas. Alguns climatologistas afirmam que o desmatamento na floresta amazônica pode estar relacionado com a diminuição das chuvas na região sudeste do Brasil.

 

Vale lembrar que o desmatamento de florestas também está diretamente ligado ao aumento dos processos de desertificação e erosão do solo.

 

Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Sul da Amazônia, norte do Pantanal Mato-grossense e norte do cerrado.

 

4 - Extração de Petróleo

 

Esta atividade é intensa no litoral sudeste do Brasil. Acidentes em plataformas de petróleo ou navios petroleiros podem provocar sérios danos ao meio ambiente como, por exemplo, mortandade em larga escala de peixes, aves marinhas e outras espécies de animais marinhos.

 

Foto de uma plataforma de petróleo marinha pegando fogo após uma explosão.

Foto de uma plataforma de petróleo marinha pegando fogo após uma explosão: essa atividade pode gerar vários impactos e acidentes ambientais.

 

 

Exemplo: Os impactos Ambientais no Pantanal

 

Desmatamento para agricultura: forte impacto ambiental para o Pantanal
Desmatamento para agricultura: forte impacto ambiental para o Pantanal

 

Causas e consequências dos impactos ambientais no Pantanal:

 

Pecuária

 

A pecuária extensiva tem crescido muito no Pantanal nas últimas duas décadas. O desmatamento irregular para criação de pastos tem provocado desequilíbrios ecológicos na região. Além das espécies vegetais, a fauna nativa tem sido muito prejudicada.

 

Ocupação irregular do solo e migração

 

Muitas pessoas têm migrado para a região do Pantanal em busca de empregos e melhores condições de vida. O grande problema é gerado pela ocupação humana em áreas de preservação ambiental. Esgoto não tratado e acumulo de lixo estão poluindo algumas áreas, provocando problemas ambientais.

 

Agricultura predatória

 

Os impactos também têm sido provocados pelo aumento da atividade agrícola no Pantanal, principalmente de agricultores que não respeitam o solo e os rios. O uso de agrotóxicos e fertilizantes de forma inadequada tem poluído rios, afetando a vida de peixes e outras espécies aquáticas. Práticas agrícolas inadequadas têm provocado também a erosão do solo.

 

Pesca predatória

 

O Pantanal é muito procurado por pescadores do Brasil e de outros países, em função da grande diversidade de peixes. O impacto é gerado quando há um desequilíbrio, provocado pelo excesso de pescadores em alguns rios, além da pesca de determinadas espécies de peixes em grande quantidade. Esta ação predatória pode provocar em breve, sem nada for feito, a extinção de algumas espécies de peixes nativas do Pantanal.


Garimpo de ouro e pedras preciosas

 

Esta atividade tem sido praticada, principalmente, na cabeceira do rio Paraguai. É uma atividade de elevado impacto ambiental, pois gera poluição dos rios com produtos químicos usados no garimpo, além do assoreamento do rio e erosão do solo em suas margens.

 

Foto aérea de uma região de garimpo irregular

Garimpo irregular: exemplo de atividade que provoca impacto ambiental no bioma Pantanal.

 

 

Você sabia?

 

- Entre os meses de setembro e outubro de 2020, o bioma Pantanal sofreu um forte impacto ambiental com queimadas de grandes proporções e duração. Uma grande parte da vegetação pantaneira foi devastada pelo fogo. Infelizmente, muitos animais morreram nesta grave tragédia ambiental.

 

Saiba mais:

 

- Obtenha mais informações e dados sobre o tema no site da Emprapa: Impactos ambientais e socioeconômicos no Pantanal.

 

 

 

Estudo de Impacto Ambiental

 

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é uma avaliação que deve ocorrer antes da execução de uma grande obra comercial, industrial ou agrícola em áreas (ou próximas delas) de importância ambiental (matas, florestas, rios, nascentes, lagos e etc.). Ele é realizado por especialistas em diversas áreas com conhecimentos em meio ambiente. A obrigatoriedade e resoluções sobre o EIA foram implementados pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no ano de 1986.

 

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

 

Este relatório deve ser detalhado e informar todos os impactos ambientais (poluição, desmatamento, geração de resíduos, riscos de desastre ambiental e etc.) que uma determinada obra poderá causar caso seja executada. Deverá conter também as alternativas e soluções, privilegiando a preservação do meio ambiente.

 

Este estudo e seu relatório são de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Com eles, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a construção de obras e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.

 

Exemplos de obras e atividades que necessitam do Estudo de Impacto Ambiental:

 

- Hidrelétricas

- Ferrovias

- Rodovias

- Aeroportos

- Oleodutos e gasodutos

- Atividades de extração de petróleo e minérios

- Portos

- Construção de Distrito industrial

- Projetos agropecuários

- Projetos urbanísticos com mais de 100 hectares

- Aterros sanitários

 

Foto de uma plataforma de Petróleo em alto mar

A instalação de uma plataforma de petróleo em alto mar necessita de rigorosos estudos de impacto ambiental.

 

 

Saiba mais sobre o tema:

 

- Obtenha mais informações sobre esse tema no Portal Nacional de Licenciamento Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

 

 




atualizado em 25/01/2021




Você também pode gostar de:


Impactos Ambientais Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Avaliação de Risco de Impacto Ambiental

Autor: Barbosa, Rildo Pereira

Editora: Érica

 

Fontes de referência do texto:

 

- LAGO, Antônio e PÁDUA, José Augusto. O que é Ecologia. São Paulo: Brasiliense, 2017.

- NARVAES, Patricia. Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente. São Caetano do Sul: Editora Yendis, 2012. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.