O que é (definição)
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é uma avaliação que deve ocorrer antes da execução de uma grande obra comercial, industrial ou agrícola em áreas (ou próximas delas) de importância ambiental (matas, florestas, rios, nascentes, lagos e etc.). Ele é realizado por especialistas em diversas áreas com conhecimentos em meio ambiente. A obrigatoriedade e resoluções sobre o EIA foram implementados pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no ano de 1986.
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
Este relatório deve ser detalhado e informar todos os impactos ambientais (poluição, desmatamento, geração de resíduos, riscos de desastre ambiental e etc.) que uma determinada obra poderá causar caso seja executada. Deverá conter também as alternativas e soluções, privilegiando a preservação do meio ambiente.
Importância
Este estudo e seu relatório são de fundamental importância para a preservação do meio ambiente. Com eles, é possível garantir o desenvolvimento sustentável, ou seja, a construção de obras e o desenvolvimento econômico, aliados a preservação ambiental.
Exemplos de obras que necessitam do Estudo de Impacto Ambiental:
- Hidrelétricas
- Ferrovias
- Rodovias
- Aeroportos
- Oleodutos e gasodutos
- Atividades de extração de petróleo e minérios
- Portos
- Construção de Distrito industrial
- Projetos agropecuários
- Projetos urbanísticos com mais de 100 hectares
- Aterros sanitários
Avaliação de Impacto Ambiental - conceitos e métodos
Autor: Sanchez, Luis Enrique
Editora: Oficina de Textos
Temas do livro: Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Ecologia
Veja TambémTemas diversos |