Ciclo do Carbono e suas características

O carbono é um elemento químico presente nos seres vivos. Entender seu ciclo é também importante, pois ele está relacionado com o aquecimento global. Leia esse texto para saber mais sobre esse interessante tema.


Poluição do ar e aquecimento global: relações com o ciclo do carbono
Poluição do ar e aquecimento global: relações com o ciclo do carbono

 

Introdução - Definição


O carbono é um elemento químico presente no ar, nas rochas e no corpo de seres vivos. Assim como a água, o carbono também circula entre ecossistemas aquáticos e terrestres. Esse circuito representa um conjunto de movimentos, os quais são explicados em escala global e recebe o nome de ciclo do carbono.


Características principais


A energia do Sol proporciona que o ciclo do carbono aconteça. Essa energia é usada em reações químicas da fotossíntese. Esse uso faz com que o carbono no formato inorgânico ganhe elétrons e passe para uma forma orgânica. As plantas terrestres usam o dióxido de carbono (CO2) que está na atmosfera para obter a forma orgânica do carbono. Já as plantas aquáticas usam os carbonatos dissolvidos na água. Dessa forma, quantidades imensas de carbono são transferidas do ar ou água para a biosfera.


Além da fotossíntese, outros três processos estão envolvidos no ciclo do carbono são:


- Respiração


- Troca de CO2 entre atmosfera e corpos d’água.


- Sedimentação de sais de carbono (carbonatos).


Na respiração, ocorre o oposto do que acontece na fotossíntese. A respiração realizada por microrganismos, plantas e animais libera o carbono que um dia fez parte de produtos finais da fotossíntese. Então, massas de carbono retornam para a atmosfera e para a hidrosfera (a parte do planeta formada por água).


Oceanos, lagos e rios, através das suas interfaces água/ar, trocam CO2. O dióxido de carbono é bastante solúvel em água. Isso resulta no fato de que oceanos abriguem 50 vezes mais CO2 do que a camada de ar. Essa troca é um fenômeno físico e a porção de CO2 que sai dos corpos de água para a atmosfera é imensamente menor do que a que entra.


A sedimentação de carbonatos ocorre apenas em ecossistemas aquáticos. Sais que contém carbono e estão nas rochas se dissolvem ao longo do tempo. Afinal, as rochas sofrem ação das marés, corredeiras e vento. Depois de dissolvidos, os sais se depositam. Tanto dissolução quanto deposição ocorrem muito lentamente. Assim, demora tanto para a coluna de água recuperar os sais depositados que esse fenômeno se torna insignificante em termos quantitativos.



A ligação com o aquecimento global


Estudar o ciclo do carbono faz pensar sobre o futuro das sociedades. A concentração de CO2 na atmosfera diminuiu e aumentou ao longo das eras geológicas pelas quais passou a Terra. Desde o início da Revolução Industrial em 1750, a quantidade de CO2 na atmosfera cresceu vertiginosamente. A causa são práticas humanas que geram muito CO2. Por exemplo, queima de florestas tropicais e crescimento da frota de veículos que usam combustível à base de petróleo. Um excedente de dióxido de carbono (e de outros gases) no reservatório atmosférico faz aumentar a temperatura do planeta. Portanto, diminui a qualidade de vida de milhões de pessoas.



Curiosidade:


Rochas sedimentares resultam da dissolução e deposição de carbonato de cálcio no fundo de uma coluna de água. Essas rochas constituem o grande reservatório terrestre de carbono.

 

Esquema do ciclo do carbono

Ciclo do Carbono: as transformações pelas quais passa o carbono em nosso planeta.

 

 

 

 



Publicado em 19/06/2020

 

Por Milene Moura Martins
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.




Você também pode gostar de:


Ciclo do Carbono e suas características Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- NARVAES, Patricia. Dicionário Ilustrado de Meio Ambiente. São Caetano do Sul: Editora Yendis, 2012. 

 

- ANTAS, Luís Mendes. Dicionário de termos técnicos de Meio Ambiente. São Paulo: Editora Traço, 2004. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Logotipo do site Suapesquisa.com em preto e branco Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.