Manufatura

Manufatura é o processo de produção de bens em grande escala, geralmente realizado em fábricas, que envolve a transformação de matérias-primas em produtos acabados por meio de trabalho manual ou mecanizado.


Manufatura: produção com uso de máquinas e trabalho em série
Manufatura: produção com uso de máquinas e trabalho em série

 

Conceito de manufatura (o que é)


Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.

 

Embora o termo manufatura tenha surgido relacionado ao trabalho manual, atualmente usamos a expressão "produto manufaturado" para nos referir ao bem produzido de forma industrial, ou seja, com o uso de máquinas.

 

O termo manufatura também é empregado para o local de produção de bens industrializado, ou seja, a própria fábrica.

 

O Dicionário Houaiss apresenta três significados para o termo manufatura. 1) "trabalho, atividade que se realiza em máquina caseira ou manualmente". 2) "o resultado desse trabalho; produto de fabricação manual". 3) "estabelecimento industrial mecanizado; fábrica". (Dicionário Eletrônico da Língua Portuguesa, 2009).

 

 

Principais características:

 

A manufatura envolve a criação de produtos, que podem variar desde bens de consumo diário até produtos industriais complexos.

 

Muitas vezes envolve o uso de máquinas e equipamentos para aumentar a eficiência, a velocidade de produção e a consistência da produção.

 

A manufatura requer uma força de trabalho com vários níveis de qualificação. Os trabalhadores podem realizar tarefas específicas no processo de produção.

 

A fabricação pode ocorrer em diversas escalas, desde pequenas oficinas até grandes plantas industriais.

 

Normalmente há uma ênfase na padronização de produtos e no controle de qualidade

 

 

Origem da manufatura na Revolução Industrial


A Revolução Industrial significou um grande avanço no processo de produção de bens. O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pela utilização do trabalho em série (por etapas) e especializado (cada trabalhador executava uma ação).



Avanços tecnológicos: máquinas


- 1765: o engenheiro escocês James Watt aumenta a eficiência do motor a vapor ao introduzir o condensador na máquina de Newcomen.

 

- 1768: o inventor inglês Sir Richard Arkwright cria uma máquina de fiar avançada para o período, aumentando significativamente a produtividade.

 

- 1793: o engenheiro norte-americano Eli Whitney cria o descaroçador de algodão.

 

Sapataria do século XVI

Sapataria do século XVI: exemplo de manufatura anterior à Revolução Industrial do século XVIII.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.