História do Papai Noel: origem

O Papai Noel é um dos personagens mais conhecidos do Natal.


Papai Noel: um dos mais importantes símbolos do Natal
Papai Noel: um dos mais importantes símbolos do Natal

 

O Papai Noel: origem e tradição

 

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

 

Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

 

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde-escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

 

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.



O Papai Noel atualmente

 

Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Polo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.

 

Foto mostrando o rosto do Papai Noel

Papai Noel: figura natalina que encanta as crianças.

 

 

As características físicas tradicionais do Papai Noel no Ocidente:

 

Aparência:

Traços Faciais: ele é tipicamente retratado com um rosto alegre e bochechas rosadas, frequentemente sorrindo ou rindo. Seus olhos são geralmente descritos como brilhantes ou alegres.

Barba: um aspecto chave é sua longa e cheia barba branca, que adiciona à sua aparência de idoso e sábio.



Vestimenta:

Traje Vermelho: o Papai Noel é famosamente conhecido por seu traje vermelho com acabamento de pele branca. Isso inclui uma jaqueta vermelha e calças, frequentemente com um grande cinto preto.

Chapéu: ele usa um chapéu vermelho combinando com acabamento de pele branca, geralmente com um pom-pom branco na ponta.

Botas: usa botas pretas, geralmente brilhantes e robustas, completam seu traje.


Constituição Física:

Físico: ele é tradicionalmente retratado como rechonchudo ou gordinho, simbolizando uma figura de abundância e calor.

Altura: embora sua altura seja menos consistentemente retratada, ele é frequentemente mostrado como um pouco baixo, adicionando à sua imagem amigável e acessível.


Acessórios:

Óculos: o Papai Noel é frequentemente mostrado usando óculos de aro redondo, enfatizando seu caráter idoso, gentil e erudito.

Saco: ele carrega um grande saco cheio de presentes para as crianças, geralmente retratado como um saco vermelho com cordão.


Movimento e Som:

Risada: sua risada, muitas vezes escrita como "Ho Ho Ho", é profunda e calorosa, contribuindo para sua persona alegre.

Gestos: o Papai Noel é frequentemente mostrado em uma pose acolhedora, com braços abertos ou uma mão levantada em saudação.

 

 


 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Os segredos de Papai Noel

Autor: Todolivro Edições

Editora: Todolivro


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.