Introdução histórica
O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.
A Arábia pré-islâmica
Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam seu alimento (leite e carne) e vestimentas (feitas com o pelo). Com suas caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Já as tribos coraixitas, habitavam a região litorânea e viviam do comércio fixo.
Expansão do Islamismo e a formação do império
Foi após a morte do profeta, em 632, que a Arábia foi unificada. A partir desta união, impulsionada pela doutrina religiosa islamita, foi iniciada a expansão do império árabe. Os árabes foram liderados por um califa, espécie de chefe político, militar e religioso.
Os seguidores do Alcorão, livro sagrado, acreditavam que deveriam converter todos ao islamismo através da Guerra Santa. Firmes nesta crença, eles expandiram sua religião ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da península ibérica, espalhando sua cultura pela região da Espanha e Portugal. Em 732, foram vencidos pelos francos na Batalha de Poitiers, que barraram a expansão deste povo pelo norte da Europa. Aos poucos, novas dinastias foram surgindo e o império foi perdendo grande parte de seu poder e força.
Batalha de Poitiers (732): francos, liderados por Carlos Martel, vencem os árabes. |
Expansão da cultura árabe
Durante o período de conquistas, ampliaram seu conhecimento através da absorção das culturas de outros povos, levando-as adiante a cada nova conquista. Foram eles que espalharam pela Europa grandes nomes como o de Aristóteles e também outros nomes da antiguidade grega. Eles fizeram ainda importantes avanços e descobertas médicas e cientificas que contribuíram com o desenvolvimento do mundo ocidental.
No campo cultural, artístico e literário deixaram grandes contribuições. A cultura árabe caracterizou-se pela construção de maravilhosos palácios e mesquitas. Destacam-se, nestas construções, os arabescos para ilustração e decoração. A literatura também teve um grande valor, com obras até hoje conhecidas no Ocidente, tais como: As mil e uma noites, As minas do rei Salomão e Ali Babá e os quarenta ladrões.
Curiosidade histórica
Os árabes (mouros) foram expulsos da Espanha somente no ano de 1492, durante os reinados de Isabel I (Castela e Leão) e Fernando de Aragão.
Saladino (Saladin): governante e chefe militar árabe da época das conquistas do século XII. |
TEXTO COMPLEMENTAR: O CALIFA E O IMPÉRIO ÁRABE
Califa era o título que se atribuía ao chefe supremo do islamismo, durante o período de expansão do Império Árabe (entre os séculos VIII e XV). O califa era considerado o sucessor de Maomé.
O califa possuía vários poderes relacionados à justiça, economia, ações militares e ações religiosas. Era considerado o guia espiritual e político do povo islâmico.
Dava-se o nome de califado ao período em que um califa exercia seu poder.
Exemplos de Califas do passado:
- Abu Bakr (632-634) - Califado Ortodoxo
- Ali ibne Abi (656-661) - Califado Ortodoxo
- Yazid I (680-683) - Califado Omíada
- Marwan I (684-685) - Califado Omíada
- Al-Mamun (813-833) - Califado Abássida
- Aláqueme II (961-976) - Califado de Córdoba
- Al-Hadi (785-786) - Califado Abássida
- Alamim (809-813) - Califado Abássida
Cafila Al-Mamun do califado Abássida: governou de 813 a 833. |
QUIZ
Qual o nome do profeta da religião islâmica?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa utilizadas na elaboração do texto:
- CÁCERES, Florival; PEDRO, Antônio. História Geral. São Paulo: Moderna, 1988.
- LINHARES, Maria. História Geral e do Brasil: São Paulo: GEN LTC, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
- Os árabes l Tempo de Estudar | História | 7º ano - Canal MultiRio