Período histórico e localização
Também conhecida como civilização minoica, foi aquela que se desenvolveu entre os anos de 3000 a.C. e 1400 a.C. na ilha de Creta.
As características principais da civilização cretense são:
• Economia baseada, principalmente, no comércio marítimo. Havia também a prática da agricultura, principalmente o cultivo de uvas, azeitonas e trigo.
• A civilização cretense se desenvolveu num período relativamente pacífico (poucas guerras ou conflitos relatados sociais).
• Período marcado pela construção de importantes palácios reais. Podemos citar como exemplos: Palácio de Cnossos, Palácio de Festos e Palácio de Mália.
• Possuíam uma religião politeísta (vários deuses e deusas). As principais divindades eram figuras femininas ligadas, principalmente, à fertilidade. Portanto, podemos dizer que era uma religião matriarcal. Desta forma, a religião minoica se baseava no culto da Grande Mãe, representante da fertilidade e da terra.
• Com relação à política, o poder se concentrava nas mãos do rei. Este também era uma importante figura de poder jurídico e religioso.
• No tocante as artes plásticas, podemos destacar a importância e beleza da arte cerâmica minoica. Também foram importantes os afrescos dos palácios reais (retratavam cenas cotidianas), além da confecção de joias com ouro e pedras preciosas.
• Os cretenses possuíam uma escrita baseada em dois sistemas: Linear A e os hieróglifos. Foram eles que introduziram a escrita fonética na Europa.
• Os minoicos tinham um respeito pelo mundo natural, refletido em sua arte e práticas religiosas. Eles retratavam cenas da natureza e incorporavam elementos naturais em seus designs.
Curiosidades históricas:
- O termo “minoico” foi dado pelo arqueólogo inglês Arthur Evans, uma referência a Minos (rei mítico da ilha de Creta).
- A civilização cretense se desenvolveu com grande e importante contato com a Grécia Antiga. Muitos historiadores consideram que ela faz parte da civilização grega antiga.
- O touro era uma espécie de animal sagrado para os cretenses. Era muito comum a realização de danças e atividades corporais com a presença de touros.
- Muitos palácios cretenses foram destruídos no século XVII a.C., após um terremoto provocado pela erupção do vulcão de Santorini.
Ruínas do Palácio de Cnossos na ilha de Creta. |
Ruínas de Festos: assentamento minoico da Idade do Bronze na ilha grega de Creta |
Legado
A influência da civilização minoica foi tão profunda que é frequentemente considerada a primeira verdadeira civilização na Europa. Apesar de seu declínio por volta de 1100 a.C., provavelmente devido a uma combinação de desastres naturais e invasões estrangeiras, os minoicos deixaram um legado que continuou a inspirar culturas subsequentes (entre elas a grega) e ainda captura o interesse de historiadores e arqueólogos hoje.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de pesquisa consultadas para a elaboração do texto:
- DANTAS, José. História Geral. São Paulo: Moderna, 1995.
- SILVA, Francisco de Assis. História Geral – Antiga e Medieval. São Paulo: Moderna, 1997.