Geografia da Região Sudeste do Brasil

Aspectos da Geografia física da região Sudeste do Brasil, vegetação, hidrografia, relevo e clima.


Litoral da região Sudeste: extenso e com muitas e lindas praias
Litoral da região Sudeste: extenso e com muitas e lindas praias

 

Aspectos e dados geográficos gerais

 

A Região Sudeste é formada pelos Estados de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e Minas Gerais (MG). Possui apenas 924.511 km², sendo a segunda menor região do país. Apesar disso, abriga 42% da população brasileira, o que faz com que a região seja a mais adensada do Brasil.


Clima


O clima tropical predomina no interior de São Paulo e Minas Gerais. Com duas estações bem definidas: apresenta inverno e seco e o verão quente e chuvoso. A média de temperatura fica em torno de 22°C e não há grande amplitude térmica ao longo do ano.


O clima tropical de altitude ocorre em áreas de terrenos elevados de toda a região, por exemplo, na região serrana localizada na porção leste da região sudeste, onde localizam-se cidades como Campos do Jordão e Teresópolis. Essas áreas apresentam clima mais ameno, com temperatura média anual entre 16°C e 18°C. Os invernos são rigorosos, com ocorrência de geadas e no verão a temperatura costuma não ultrapassa os 26°C.


Na planície litorânea predomina o clima tropical atlântico, que sofre influência da massa tropical atlântica, que é quente e úmida. Por essa razão, o litoral do sudeste apresenta altas taxas de pluviosidade.


Na porção sul da região, que está localizada fora da zona tropical, prevalece o clima subtropical. Esse clima apresenta as quatro estações do ano bem definidas, grande amplitude térmica e temperatura média de 20°C.


No norte de Minas Gerais, por sua vez, ocorre o clima semiárido. O semiárido apresenta pouca incidência chuvas e temperaturas elevadas o ano todo.


Relevo


Ao longo da faixa litorâneas do sudestes encontram-se áreas de planície, onde se formam praias, restingas e lagos. Seguindo a faixa litorânea erguem-se os Planaltos de Leste e Sudeste, formado por escudos cristalinos formados no pré-cambriano.  Por se tratar de uma formação muito antiga, as serras desse planalto apresentam formas arredondas, também conhecida como Mares de Morros.


Além dos Planaltos de Leste e Sudeste, o relevo da região é formado pelos Planaltos da Bacia do Paraná, os Planaltos da Bacia do Parnaíba e os Planaltos de Goiás-Minas. Logo, apesar de apresentar amplas áreas de depósitos sedimentares, como o interior do Estado de São Paulo e de Minas Gerais, em geral, o relevo da região sudeste é acidentado, com presença de cuestas, chapadas e serras.


Vegetação


Originalmente, a maior parte da região era recoberta pela vegetação da Mata Atlântica, entretanto, devido ao intenso desmatamento que acompanhou o processo de colonização dessas áreas, a vegetação original foi reduzida à fragmentos de mata encontrados, principalmente, nas áreas serranas e matas ciliares.


Na porção oeste do Estado de São Paulo e Minas Gerais predomina a vegetação característica do cerrado, com árvores mais baixas, galhos grossos e retorcidos. No norte de Minas Gerais, onde ocorre o clima semiárido, desenvolve-se espécies características da Caatinga, como gramíneas e arbustos xerófitos, ou seja, adaptados ao clima seco.


Mata Atlântica na região Sudeste do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mata Atlântica: principal bioma da região Sudeste do Brasil.

 

 

 

 


Hidrografia


A região é drenada por duas importantes bacias, a bacia do Rio São Francisco e a Bacia do Rio Paraná, além de bacias secundárias litorâneas, que nascem na serra do mar e desaguam no Atlântico, como a Bacia do Paraíba do Sul.


A Bacia do Paraná drena o território no sentido leste – oeste, nascendo na Serra do Mar e desaguando no Rio da Prata. Já a Bacia do São Francisco, nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais e corta o estado de Minas Gerais, adentrando o Nordeste.


Imagem aérea do rio Paraná

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio Paraná: um dos principais rios da região Sudeste do Brasil.

 

 

 

 


Economia


O Sudeste é a região mais desenvolvida do país, responsável por mais de 50% do PIB do Brasil. A região conta com indústrias de diversos setores, com destaque para a indústria automobilística e petroquímica, e apresenta alta produtividade de produtos agrícolas para exportação, como laranja, cana-de-açúcar, soja e milho. As empresas do terceiro setor, por sua vez, concentram-se em grandes cidades do Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, movimentando a economia da região.

 

 

Publicado em 12/03/2020

Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017). Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259184T9






Geografia da Região Sudeste do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Geografia do Brasil : Região Sudeste

Autor: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Editora: IBGE

Ano: 1977

Temas do livro: Geografia


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.