Geografia da Região Nordeste do Brasil

Conheça os principais aspectos geográficos da região Nordeste do nosso país.


Caatinga: bioma do sertão nordestino
Caatinga: bioma do sertão nordestino

 

Introdução


A região nordeste do Brasil é formada pelos estados de Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE). Com área equivalente à 1.558.196 km², o Nordeste é a terceira maior região do país e abrange 18,26% do território nacional.


Relevo


A paisagem nordestina é formada por diferentes unidades de relevo. Ao longo do litoral encontramos uma extensa planície litorânea. Nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, essa planície é delimitada pelo Planalto da Borborema.


Com altitude máxima de 1197 metros, o Planalto da Borborema desempenha um importante papel no clima da região, uma vez que impede que as massas de ar úmidas do atlântico cheguem ao sertão, ocasionando as secas no interior nordestino. Já à oeste, na divisa do Ceará com o Maranhão, encontra-se o Planalto do Rio Paraíba. Entre esses dois planaltos estende-se a Depressão Sertaneja, onde predomina o semiárido e a Caatinga.


Além dessas formações, o relevo nordestino é marcado por Chapadas, como a Chapada Diamantina, onde se localiza o Pico do Barbado, ponto mais elevado do Nordeste, com 2.033 metros de altitude.


Foto do Planalto da Borborema no Nordeste do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Planalto da Borborema: grande influência no clima do sertão nordestino.

 



Clima


O clima na região nordeste apresenta temperaturas elevadas o ano todo, com médias anuais entre 20° e 28° C. No sertão prevalece o clima semiárido, com chuvas escassas e irregulares e longos períodos de seca.


Nas áreas litorâneas predomina o clima tropical, com maior concentração de chuvas no inverno. Na porção oeste da região, sobretudo no Maranhão, o clima sofre influência das massas de ar equatorial úmida e, portanto, apresenta maiores índices de chuva.


Vegetação


A vegetação na região nordeste é bastante variada. No litoral predominam os ecossistemas ligados a Mata Atlântica, como a floresta tropical densa, manguezais e restingas. No sertão predomina a vegetação característica da Caatinga, com espécies arbustivas adaptadas ao semiárido. Ao sul do Maranhão e oeste da Bahia, sobretudo no alto das Chapadas, se desenvolvem espécies típicas do Cerrado. Já na porção oeste da região, é possível encontrar a Mata dos Cocais, uma vegetação de transição entre a floresta Amazônica e a Caatinga, onde ocorrem espécies de coqueiros como o babaçu e a carnaúba.


Hidrografia


As principais bacias que drenam a região nordeste são a Bacia do São Francisco e a Bacia do Parnaíba. Como forma de contribuir com a irrigação da região do semiárido, em 2005 o governo federal deu início ao projeto de transposição do Rio São Francisco integrando-o a bacias menores da região.


Foto do Rio São Francisco no Nordeste do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio São Francisco (em Alagoas): principal curso de água do Nordeste.

 

 


Publicado em 19/02/2020

Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017). Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259184T9






Geografia da Região Nordeste do Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Geografia do Brasil Região Nordeste

Autor: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Editora: IBGE

Ano: 1977

Temas do livro: Geografia do Brasil


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.