Glaciologia

O que é, resumo, o que estuda e pesquisa, definição, importância, características, bibliografia indicada, áreas ligadas


Glaciologia: estudo das geleiras e glaciares
Glaciologia: estudo das geleiras e glaciares

 

O que é (definição)

 

O Glaciologia é uma ciência da Terra que estuda a natureza física e química dos sistemas glacial e periglaciais. É, portanto, o estudo da Criosfera (quinta camada do planeta Terra) , isto é tudo o que se relaciona com as geleiras, o gelo e os fenômenos relacionados com o gelo, como o permafrost (tipo de solo congelado encontrado na região do Ártico),a transformação de neve, as interações de gelo com o ar, etc.

 

O que estuda a Glaciologia e linhas de pesquisa:

 

Os glaciologistas (cientistas especializado em glaciologia) estão preocupados em determinar as principais características das superfícies de gelo. Do ponto de vista físico, o balanço da massa de gelo e o comportamento mecânico do "material de gelo" são os objetivos principais da pesquisa atual.

 

Do ponto de vista química, as interações entre gelo, solo e ar são estudadas para entender melhor a evolução do gelo. Uma grande parte das amostras de gelo é extraída de núcleos de gelo .

 

A Glaciologia também está no centro da Paleoclimatologia (estudo das mudanças climáticas ao longo da história), com lençóis de gelo que funcionam como verdadeiros "arquivos" de temperatura e atmosfera durante o Período Quaternário (de 2,59 milhões de anos atrás até 10.000 anos atrás). Estudos glaciológicos têm sido fundamentais para comprovar  as ligações entre a temperatura média global e a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

 

Importância

 

 A Glaciologia é, dessa forma, uma disciplina científica muito importante para o entendimento do sistema climático do nosso planeta.

 

Principaios áreas ligadas à Glaciologia:

 

- Oceanografia

 

- Química

 

- Geografia Física

 

- Paleontologia

 

- Climatologia

 

- Geomorfologia

 

- Geologia

 

- Biologia Marinha

 

Você sabia?

 

- O norueguês Bjørn Grothaug Andersen (1924-2012) foi um dos mais importantes glaciologistas da história. Seus estudos de geologia glacial foram de grande importância para o entendimento de várias questões relacionadas às mudanças climáticas do planeta.


Bjørn G. Andersen, importante glaciologista da História

 

 

 

 

 

Bjørn G. Andersen, importante glaciologista norueguês.






Glaciologia Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Dicionário das Ciências da Terra e da vida

Autor: Breuil, Michel

Editora: Climepsi

Ano: 1997

Temas do livro: Ciências da Terra, Geografia


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.