Energia Suja

As fontes de energia suja são aquelas que geram poluição.


Poluição causada por uso de energia suja
Poluição causada por uso de energia suja

 

O que é (conceito)

 

Energia suja é aquela que provoca danos ao meio ambiente ou à saúde dos seres humanos quando são utilizadas. Tem esse nome, pois seu uso geralmente gera poluição do ar.

 

Estas fontes sujas de energia são usadas, principalmente, para a geração de energia elétrica (caso das usinas termelétricas que usam carvão mineral) ou em meios de transportes (caso da gasolina e diesel).

 

Exemplos de fontes de energia suja:

 

- Petróleo (gasolina, diesel e querosene de aviação)

 

- Carvão mineral

 

- Carvão vegetal (lenha)

 

- Energia Nuclear - principalmente devido lixo atômico gerado no processo.

 

- Gás natural - além de ser uma fonte não renovável, seu uso também gera poluição do ar.



Desvantagens do uso das fontes de energia suja:

 

- Geralmente não são renováveis, ou seja, são fontes esgotáveis.

 

- Causam poluição ambiental, principalmente do ar, gerando problemas de saúde nas pessoas. Os habitantes de grandes centros urbanos são os que mais sofrem estas consequências.

 

- São os principais causadores do aquecimento global do planeta e das mudanças climáticas.

 

- São mais caras, como ocorre com as usinas termelétricas que possuem custos de operação mais elevados do que as hidrelétricas.

 

Carro soltando fumaça por causa da queima de combustível

Os derivados de petróleo, como a gasolina, são considerados fontes de energia suja, pois geram poluição do ar.

 

Uso de energia suja no Brasil

 

Embora o Brasil tenha grande potencial hidroelétrico, a energia suja ainda é muito usada por aqui. Isso ocorre, pois a geração de energia das hidrelétricas não é suficiente para atender a demanda do mercado, principalmente nos horários de pico de consumo (entre 18h e 20h) e no verão. Mais caras e poluentes, as usinas termelétricas, que usam carvão mineral como fonte de energia, costumam ser acionadas nestes momentos.

 

Estas usinas poluidoras também são muito utilizadas em situações de crise hídrica, quando os reservatórios de água das usinas hidrelétricas baixam muito.

 

Vale lembrar também que nosso país ainda é muito dependente dos combustíveis fósseis (gasolina e diesel principalmente). Embora tenhamos boa produção de etanol, grande parte da frota de veículos do país ainda utiliza gasolina e diesel como fontes de energia.

 

Em 2019, por exemplo, cerca de 50% da energia produzida no Brasil teve como origem fontes consideradas sujas (petróleo, carvão mineral e lenha vegetal, principalmente).

 

Soluções e alternativas: a energia limpa

 

O ideal é que os governos, empresas e pessoas possam substituir o uso das fontes sujas pelas fontes limpas e renováveis de energia. Energias eólica e solar são boas alternativas para residências e empresas diminuírem o uso de fontes sujas de energia. O uso do etanol no lugar da gasolina também é uma boa saída para diminuir o uso da poluidora gasolina. Quando possível, os países também devem utilizar ao máximo seus recursos hídricos (sem provocar danos ambientais) para gerar energia elétrica, substituindo a queima de carvão mineral usada nas termelétricas.

 

Diminuir o consumo de energia suja também é uma boa medida ambiental. Usar bicicletas, veículos elétricos, caminhadas ou transportes públicos são medidas simples e importantes para reduzir a poluição do ar gerada pela queima de combustíveis fósseis.

 

Placas fotovoltáicas geradoras de energia solar.

A Energia solar é uma ótima opção de energia limpa, pois ela não gera poluiçãoa atmosférica.

 

 


 

 

atualizado em 08/11/2020




Você também pode gostar de:


Energia Suja Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fontes de Energia

Autor: Campanha, Vilma Alves

Editora: Harbra

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.