O que é
Também conhecida como energia osmótica, é aquela produzida a partir da diferença de concentração de sal entre a água do mar (salgada) e a água do rio (doce). Existe um grande potencial enérgico (a ser explorado) quando a água de um rio encontra, em sua foz, as águas de um oceano.
Futuro promissor e vantagens ambientais
Embora pouco utilizada até o momento, vários estudos estão aperfeiçoando os sistemas tecnológicos de geração de energia azul. É uma excelente fonte de energia, pois é renovável e limpa (não gera gases do efeito estufa). Em breve, esta nova forma de gerar energia elétrica poderá ser utilizada em várias regiões do mundo, através da instalação de usinas. Acredita-se que há um potencial mundial de geração de energia elétrica, a partir deste sistema, em torno de 1.500 TWh.
Como é gerada
O método (tecnologia) mais utilizado é conhecido como Osmose por Pressão Retardada (PRO). Neste processo, ocorre uma osmose, pois existe uma membrana (com capacidade de reter íons de sal) separando a água salgada da água doce. A passagem da água do recipiente com água doce para o recipiente de água salgada (fechado) gera uma pressão, que pode movimentar uma turbina e gerar energia elétrica.
Você sabia?
O país que está mais avançado no desenvolvimento de tecnologias votadas para a geração da energia azul é a Noruega.
|
Ilustração mostrando como funciona a energia azul (osmótica) |
atualizado em 05/01/2021
Fontes de Energia - nova e renovável
Autor: Santos, Marco Aurélio dos
Editora: LTC