ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

Ensino Médio, Educação no Brasil, Sistema de Avaliação Educacional, informações sobre o ENEM


Exame Nacional do Ensino Médio
Exame Nacional do Ensino Médio

 

O que é e quando foi criado o ENEM

 

O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - foi criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) no ano de 1998. Este sistema de avaliação tem por objetivo avaliar os estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Os dados, além de servirem de base para o desempenho pessoal, também são utilizados pelo governo para definir políticas públicas educacionais. Atualmente, muitas universidades públicas e privadas estão utilizando os resultados do ENEM dentro de seus sistemas de seleção.

 

Objetivos principais

 

O ENEM não é obrigatório, porém a cada ano tem atraído um número cada vez maior de estudantes. Isto ocorre, pois muitos vestibulares utilizam os resultados do ENEM como um dos critérios para selecionar candidatos nos vestibulares. A avaliação aplicada não tem como objetivo apenas a verificação do aprendizado de conteúdos básicos. O foco principal da avaliação é verificar as competências e habilidades que o aluno domina. O aluno deve demonstrar capacidade para interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens. O exame também verifica se ao aluno é capaz de argumentar, solucionar problemas cotidianos e práticos, elaborar propostas de intervenção na realidade e apresentar ideias bem estruturadas.

 

Áreas do Conhecimento e componentes curriculares do ENEM:

 

- Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

 

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia.

 

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Educação Física, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

 

Avaliação 

 

A avaliação está de acordo com aquilo que se espera de um aluno que sai do Ensino Médio. O mercado de trabalho não espera mais um trabalhador que conheça apenas conteúdos. O trabalhador precisa apresentar habilidades e competências múltiplas para que possa desempenhar um bom papel dentro da empresa em que atua. Portanto, o exame está dentro de uma realidade de vida e de mercado. 

 

O ENEM é composto de duas partes: uma redação (tema proposto pelo exame) e uma parte de múltipla escolha (testes objetivos).

 

Resultados 

 

Nos últimos anos a média obtida pelos alunos brasileiros tem ficado em torno de 5.5. Outro dado interessante é que os alunos da rede particular de ensino têm conseguido notas melhores do que os alunos da rede pública.

 

Calendário 2020

 

- Em função da pandemia do coronavírus em 2020, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) adiou a realização das provas presenciais (versão impressa) e on line (versão digital).

- Em 08/07/2020, o INEP divulgou as novas datas das provas: Exame Impresso será nos dias 17/01/2021 e 24/01/2021. Já o Exame Digital ocorrerá em 31/01/2021 e 7/02/2021

 

- Obtenha mais informações no site oficial do ENEM: https://enem.inep.gov.br/.


 

 

_____________________________

página atualizada em 08/07/2020






ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Descubra o ENEM

Autor: Prado, Pedro A.

Editora: Mr Bens

Temas: Pedagogia, Educação

 

Novo ENEM comentado

Autor: Andrade, Nonato de

Editora: Ferreira

Temas: Pedagogia

 

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.