Triatlo

História do triatlo, natação, ciclismo e corrida, ironman, competições, regras, bibliografia


Triatlo: natação, ciclismo e corrida
Triatlo: natação, ciclismo e corrida

 

O que é e história do Triatlo 

 

O Triatlo é uma modalidade esportiva que combina, de forma sequencial e sem interrupção, provas de natação, ciclismo e corrida. Esta modalidade esportiva surgiu na década de 1970, na cidade de San Diego (sul do estado da Califórnia - Estados Unidos). Em 1978, foi organizada a primeira competição de grande porte de Triatlo no estado norte-americano do Havaí. Esta competição ganhou o nome de Ironman (Homem de Ferro).

 

Principais regras do Triatlo

 

As provas oficiais (para homens e mulheres) de triatlo podem ter, no máximo, 51,5 km de percurso total. Nas Olimpíadas, por exemplo, as provas de triatlo são divididas da seguinte forma: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Este percurso também é utilizado nas provas do Campeonato Mundial.

 

Ironman 

 

O Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas, pois o percurso é mais longo. Costuma durar aproximadamente nove horas, sendo dividido da seguinte forma: 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

 

 Principais competições

 

- Todos os anos a União Internacional de Triatlo organiza duas grandes competições de triatlo: Campeonato Mundial e Copa do Mundo.

 

- Nas Olimpíadas do Rio de 2016 ocorreram provas de triatlo, pois este esporte faz parte do quadro de modalidades olímpicas.

 

O Triatlo nas Olimpíadas

 

- Nas Olimpíadas as provas de triatlo são disputadas usando os padrões internacionais de distância, ou seja, 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

 

- Nas Olimpíadas do Rio de 2016 a medalha de ouro, na categoria masculina, ficou com o inglês Alistair Brownlee. Já na categoria feminina, a campeã foi a norte-americana Gwen Jorgensen.

 

- A Grã-Bretanha foi o país que mais ganhou medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Foram três medalhas ao todo, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

 

Organização

 

Em nível mundial, as competições e eventos de triatlo são organizados pela ITU (União Internacional de Triatlo). No Brasil, as competições são organizadas pela CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo).


Curiosidade:

 

- O triatlo tornou-se um esporte olímpico no ano de 2000, durante os Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália).

 

Prova de Ciclismo durante uma competição de Triatlo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prova de Ciclismo durante uma competição de Triatlo.






Triatlo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Guia Completo de Triatlo

Autor: USA Triathlon

Editora: Phorte

Ano de publicação: 2017

Temas do livro: Esporte


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.