Polo Aquático

O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscinas.


Polo Aquático: modalidade esportiva praticada em piscina
Polo Aquático: modalidade esportiva praticada em piscina

 

O que é

 

O Polo Aquático é um esporte competitivo e coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes.



Origem e história

 

As origens do polo aquático remontam a meados do século XIX na Inglaterra e na Escócia, onde começou como uma forma de "rúgbi aquático". Originalmente, era um jogo bastante caótico, frequentemente jogado em feiras e festivais do condado, com poucas regras formais. A bola usada nesses primeiros jogos costumava ser uma bexiga de porco.


O primeiro conjunto de regras formalizadas foi escrito por William Wilson na Escócia em 1877. Suas regras incluíam o uso de uma bola de couro e um gol em cada extremidade da área de jogo, que se tornaria a base do jogo moderno.


O polo aquático foi introduzido nos Estados Unidos no final do século XIX e rapidamente ganhou popularidade como esporte em clubes de natação. O jogo foi adaptado para ser jogado em piscinas em vez de águas abertas, e foram adicionadas regras adicionais, como a proibição de tocar no fundo da piscina.


O polo aquático foi incluído nos segundos Jogos Olímpicos modernos em 1900, tornando-se um dos primeiros esportes coletivos nas Olimpíadas. Originalmente, as equipes eram compostas por 9 jogadores, mas isso foi alterado para 7 jogadores em 1912.



A piscina, as equipes e a bola

 

O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

 

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.

 

A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

 

Foto de uma bola de polo aquático amarela na piscina

Bola oficial de Polo Aquático

 

 

Regras principais:

 

- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;

 

- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;

 

- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);

 

- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;

 

- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Partida de Polo Aquático com jogador preparando o jogar a bola no gol.

Partida de Polo Aquático.

 

 

Federações e Confederações

 

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.




Campeonatos

 

A competição de Polo Aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O Polo Aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos

 

A última Liga Mundial de Polo Aquático Masculino foi realizada em Strasbourg (França) em 2022. A seleção da Itália foi a campeã e a seleção dos EUA ficou em segunda lugar.

 



Curiosidade:

 

O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.

 

Foto antiga de um jogo de polo aquático no rio Tietê em São Paulo em 1928

Foto antiga de um jogo de polo aquático, no rio Tietê em São Paulo, em 1928.

 



 




Atualizado em 30/06/2023

 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Polo Aquático em Pan Americanos

Autor: Vieira, Eduardo

Editora: Rio Pan

 

Regras Oficiais de Natação, Saltos Ornamentais e Polo Aquático

Autor: Mec

Editora: CBN


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.