Jiu-Jitsu

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial de origem japonesa.


Jiu-Jitsu: arte marcial muito praticada na atualidade
Jiu-Jitsu: arte marcial muito praticada na atualidade

 

Origem e características principais do jiu-jitsu

 

O jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa. Ela é voltada para o ataque e autodefesa, porém não há utilização de armas em sua prática. 

 

Acredita-se que o jiu-jitsu foi introduzido no Japão, no século XVII, pelo monge chinês Chen Yuan-Ping.

 

O jiu-jitsu é considerado a base de vários combates esportivos modernos e outras artes marciais, entre elas o caratê (luta corporal de origem japonesa onde apenas as mãos e pés são usados), o aikidô e o judô.

 

 

História resumida do Jiu-jitsu

 

O Jiu-Jitsu, que significa "arte suave", tem suas origens no Japão feudal, onde era uma técnica de campo de batalha para samurais desarmados. Na época, era um método para derrotar um oponente armado e blindado sem o uso de uma arma. À medida que evoluiu, começou a incorporar outras técnicas, incluindo arremessos e golpes. No entanto, devido à mudança dos tempos e à abolição da classe samurai, o Jiu-Jitsu começou a perder popularidade no Japão no final do século XIX.


A arte foi revitalizada por Jigoro Kano na década de 1880, que incorporou o que ele pensava serem os melhores elementos do Jiu-Jitsu em uma nova arte marcial que enfatizava a educação física e mental. Ele chamou seu sistema de "judô", que significa "caminho suave". O judô de Kano tornou-se amplamente popular e um de seus alunos, Mitsuyo Maeda, viajou para outros países para demonstrar e ensinar a arte.


Maeda chegou ao Brasil em 1914, onde conheceu Gastão Gracie, uma figura influente local. Depois de ajudar Gracie em negócios, Maeda foi convidado para ensinar judô tradicional aos filhos de Gracie, incluindo Carlos e Helio Gracie. Com o tempo, os irmãos Gracie adaptaram as técnicas de acordo com suas necessidades, focando mais na luta de chão e nas finalizações por não serem tão robustos fisicamente. Essa forma adaptada de judô acabou se tornando conhecida como "Brazilian Jiu-Jitsu" (BJJ) e se espalhou globalmente, em grande parte devido à sua eficácia em competições de artes marciais mistas.

 

 

Principais escolas japonesas de Jiu-jitsu:

 

- Araki-ryu

- Daito-ryu aiki-jujutsu

- Hontai Yoshin-ryu

- Sekiguchi Shinshin-ryu

- Sosuishitsu-ryu

- Takenouchi-ryu

- Tatsumi-ryu

- Tenjin Shinyo-ryu

- Yagyu Shingan Ryu

- Yoshin Ryu



Faixas do Jiu-Jitsu e tempo de permanência:

 

- Branca (até 1 ano)

- Cinza (4 a 06 anos)

- Amarela (04 a 15 anos)

- Laranja (10 a 15 anos)

- Verde (13 a 15 anos)

- Azul (permanência mínima de 24 meses, ou acima de 16 anos).

- Roxa

- Marrom

- Preta

- Preta e vermelha (6º até 8º grau)

- Vermelha (9º grau)

- Vermelha (10º grau, somente os decanos do Jiu-Jitsu).



Faixas pretas:

 

- Preta lisa

- 1° Dan Preto

- 2º Dan Preto

- 3º Dan Preto

- 4º Dan Preto

- 5º Dan Preto

- 6º Dan Vermelha e Preta

- 7º Dan Vermelha e Preta

- 8º Dan Vermelha e Preta

- 9º Dan Vermelha

- 10º Dan Vermelha (somente decanos)




Principais regras do jiu-jitsu brasileiro:

 

1. Sem Golpes: no Jiu-Jitsu Brasileiro, os competidores não podem bater em seus oponentes. Socos, chutes e golpes de qualquer tipo resultarão em desqualificação imediata.


2. Finalização: o objetivo final de uma luta de Jiu-Jitsu é fazer o oponente finalizar. Isso pode ser alcançado por meio de uma variedade de técnicas, incluindo estrangulamentos, chaves de braço, chaves de perna, etc. Se um competidor bater, seja fisicamente ou verbalmente, a luta termina imediatamente.


3. Pontuação: se nenhuma finalização for alcançada, as lutas serão decididas por pontos. Os pontos são concedidos por alcançar e manter posições superiores (como montada, controle traseiro ou controle lateral) e por certas transições (como raspagens e quedas).


4. Técnicas Ilegais: certas técnicas são consideradas ilegais no Jiu-Jitsu Brasileiro, dependendo da competição e do nível de habilidade dos competidores. Isso pode incluir slamming, certos tipos de chaves de perna, golpes e qualquer ação considerada perigosa ou maliciosa.


5. Classes de Peso e Divisões de Faixa: os competidores normalmente são divididos por classes de peso e cor da faixa para garantir que as lutas sejam justas.


6. Uniforme: os competidores são obrigados a usar um kimono (um uniforme de artes marciais), a menos que seja uma competição sem kimono.


7. Respeito e Etiqueta: respeito aos instrutores, adversários e ao próprio esporte é de suma importância. Isso inclui entrar e sair do tatame, ouvir o árbitro e não contestar suas decisões.


8. Segurança: a segurança dos competidores é sempre uma prioridade. Os árbitros têm autoridade para interromper uma partida se acreditarem que um competidor está em perigo de se machucar gravemente.




Principais associações de Jiu-Jitsu no Brasil:

 

- Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ)

 

- Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE)

 

- Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJO)

 

- Liga Brasileira de Jiu-Jitsu




Curiosidade:

 

A palavra jiu-jitsu é de origem japonesa onde significa suavidade  e jutsu significa técnica ou arte.



Luta de Jiu-Jitsu
Luta de Jiu-Jitsu: força, agilidade e técnica.

 

 

 



Atualizado em 30/06/2023




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Jiu-Jitsu - em busca da excelência física

Autor: Conte, Marcelo e outros

Editora: CRV

 

Jiu-Jitsu sem mistérios

Autor: Bravo, Eddie e outros

Editora: Madras


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.