O que é reprodução (definição)
É o processo pelo qual se torna possível a continuidade das espécies. Esta pode ser sexuada ou assexuada.
Os dois tipos de reprodução:
1. Reprodução assexuada
A reprodução assexuada ou vegetativa é aquela em que organismos vivos são capazes de se reproduzirem por si só, ou seja, não precisam do auxílio de outro indivíduo da mesma espécie.
Este processo pode ocorrer por divisão celular, por fragmentação ou por brotamento. A divisão celular ocorre nos seres unicelulares, quando uma célula deixa de existir, cedendo lugar a duas ou mais células.
Na fragmentação o organismo vivo divide-se em pedaços, e estas partes originam novos seres; isto ocorre em animais multicelulares (anêmonas-do-mar) e também com alguns vegetais, como, por exemplo, as algas. Já no brotamento são formados botões ou brotos (fase inicial do desenvolvimento de uma planta, flor ou ramo) em várias áreas do organismo, estes são capazes de se desenvolver dando origem a outros indivíduos completos.
![]() |
As plantas angiospermas se reproduzem de forma assexuada, através de sementes que dão origem a novas plantas. |
2. Reprodução sexuada na espécie humana
Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozoide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente (filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).
O aparelho reprodutor masculino é constituído por: testículos, Epidídimo, Canal deferente, Uretra, Pênis, Escroto, Vesícula seminal e Próstata. O sistema reprodutor feminino é formado por: ovários, trompas de falópio, útero, vagina e vulva.
|
Óvulo e espermatozoide: nos seres humanos a reprodução é sexuada. |
Atualizado e revisado em 14/03/2022
Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001
Fundamentos em reprodução humana
Autor: Motta, Lucilia D.
Editora: UNB
Fontes de referência do texto:
- MENDONÇA, Vivian L. Biologia. São Paulo: Editora AJS, 2016.
- GEWANDSZNAJDER, Fernando e LINHARES, Sérgio. Biologia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Editora Ática, 2019.