Quais são os estados físicos da água?
Na natureza, podemos encontrar a água em três estados físicos:
O estado líquido é o mais comum, pois está mais presente em nosso dia a dia. É a água que bebemos, tomamos banho, lavamos roupa e louças e etc. Podemos encontrar, na natureza, a água neste estado nos mares, rios, lagos, riachos, etc.
O estado gasoso, embora menos visível, também está muito presente em nossas vidas. A água é encontrada no estado gasoso após passar pelo processo de evaporação. Num dia de muito calor, por exemplo, a água dos rios, mares e até da roupa que estendemos no varal é transformada em vapor de água. Quando fervemos a água em casa, ela também muda do estado líquido para o gasoso, através do processo de ebulição.
No estado sólido, a água se apresenta na forma de gelo. Neste estado físico, ela é mais comum em regiões frias do continente com na Antártida e no Polo Norte. A água também pode passar do estado físico líquido para o sólido de forma artificial, ou seja, quando colocamos água no congelador de nossas geladeiras.
Gelo: a água em estado sólido. |
Mudanças nos estados da água:
A água passa por cinco processos de transformação na natureza. Estas transformações ocorrem de acordo com a mudança de temperatura da água. Para que a transformação de um estado para outro ocorra é necessários que a água atinja determinadas temperaturas.
1. Vaporização
Quando a água passa do estado líquido para o gasoso. Pode ocorrer através de dois processos.
Na ebulição, ocorre quando a água chega à temperatura de 100 °C (nível do mar). Um bom exemplo é quando fervemos a água no fogão. Quando a água começa a borbulhar é porque ela está fervendo e, portanto, entrando em estado de ebulição (transformando-se em vapor de água).
Já no processo de evaporação, a água passa do estado líquido para o gasoso de forma lenta. Quando estendemos a roupa molhada no varal num dia ensolarado, a água vai, lentamente, passando do estado líquido para o gasoso.
2. Solidificação
A água passa do estado líquido para o sólido. Essa transformação ocorre quando a água atinge a temperatura de 0 °C. Um bom exemplo é quando pegamos a água em temperatura ambiente e colocamos no congelador. Quando a água chega a 0 °C ela muda para o estado sólido (gelo).
3. Condensação
Mudança da água do estado gasoso para o líquido. Este processo é muito comum na formação das chuvas, quando o vapor de água é transformado em água líquida após uma queda de temperatura. Também podemos observar este processo nas gotículas de água que se formam na parte interna da tampa da panela quando estamos cozinhando alimentos ou fervendo água.
Chuva: ocorrência da passagem da água do estado gasoso para o líquido (condensação). |
4. Fusão
Ocorre quando a água passa do estado sólido para o líquido. Quando o gelo é retirado do congelador, a temperatura da água vai aumentando. Quando ela ultrapassa a marca de 0 °C (ponto de fusão), começa a derreter, transformando-se em água líquida.
5. Sublimação
Quando a água passa do estado físico gasoso para o sólido e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. É a transformação mais rara na natureza. Geralmente, este processo de transformação é realizado em laboratórios. Por exemplo, ocorre quando o gelo é exposto a condições de pressão e temperatura específicas
Veja também:
• Água
Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001
Fontes de referência do texto:
- BIZZO, Nélio. Biologia Novas Bases. São Paulo: Editora Ibep, 2016.
- AMABIS, José Mariano e MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia Moderna. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Vídeo indicado no YouTube: