O que foi
O período da História do Brasil entre os anos de 1968 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.
Principais características deste período:
Aspectos positivos:
• Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 7% e 13% ao ano;
• Melhorais significativas na infraestrutura do país;
• Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria.
• Significativo desenvolvimento industrial, alavancado pelos investimentos nos setores de siderurgia, geração de eletricidade e indústria petroquímica. O setor foi puxado, principalmente, pelo crescimento e fortalecimento das empresas estatais.
• Além da expansão industrial, houve crescimento em setores como o agropecuário, tornando a economia brasileira mais diversificada.
Presidente Médici na inauguração da Rodovia Transamazônica em 1972: período do milagre econômico teve grandes investimentos na infraestrutura do país. |
Aspectos negativos:
• Inflação elevada. No período, a inflação ficou entre 15% e 20% ao ano.
• Aumento da dívida externa. O desenvolvimento econômico foi bancado, principalmente, com empréstimos no exterior. Esta dívida prejudicou o desenvolvimento do Brasil nos anos futuros, pois criou uma dependência com relação aos credores e ao FMI (Fundo Monetário Internacional), além de comprometer uma significativa fatia do orçamento para pagamento de juros da dívida.
• Embora a economia tenha crescido consideravelmente, não houve distribuição de renda e, portanto, aumentou ainda mais as desigualdades sociais no país com o aumento da concentração de renda nas mãos dos mais ricos.
O fim do milagre econômico
O crescimento econômico brasileiro começou a diminuir a partir de 1974 com uma crise mundial provocada pelo “choque do petróleo”. O elevado aumento do petróleo no mercado mundial afetou diretamente a economia brasileira. Os combustíveis derivados do petróleo aumentaram muito, elevando ainda mais a inflação.
A balança comercial brasileira ficou com déficit elevado em função da importação de petróleo a preços exorbitantes.
Os investimentos externos e internos diminuíram significativamente, prejudicando o avanço da economia nos níveis anteriores. Entre os anos de 1974 e 1979, o PIB brasileiro passou a crescer na média de 6,5%, diminuindo a geração de empregos e a massa salarial. Este fato fez com que houvesse uma significativa diminuição do consumo interno, prejudicando as empresas nacionais voltadas para o mercado nacional.
Charge sobre a Crise do Petróleo de 1974: alta elevada dos combustíveis e uma das causas do fim do milagre econômico brasileiro. |
Você sabia?
O governo usou a euforia popular provocada pelo "milagre econômico" para lançar slogans do tipo "Ninguém mais segura este país".
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fontes de referência do texto:
- FICO, Carlos. História do Brasil Contemporâneo – da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo, SP: Contexto, 2015.
- PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Vídeo indicado no YouTube:
- Ditadura militar no Brasil: os números por trás do "milagre econômico" (Canal BBC News Brasil)