Origem e principais aspectos
Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozoica, conhecida por isso como Era dos Grandes Répteis. Esta era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozoica.
Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.
A teoria da extinção dos dinossauros
A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteroide na região do atual México, no período Cretáceo. De acordo com paleontólogos, esse asteroide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, impedindo a penetração de raios solares. Muitos animais e vegetais morreram com a falta de luz solar. Sem alimentação abundante, os dinossauros foram morrendo com a falta de alimentos.
Descendentes dos dinossauros
A paleontologia conseguiu produzir muito conhecimento sobre a vida dos dinossauros. Os paleontólogos analisaram diversos fósseis de dinossauros e chegaram a algumas conclusões. O velociraptor, por exemplo, evoluiu para algumas espécies de aves que conhecemos hoje. Animais como o dragão de komodo e diversas espécies de lagartos também são parentes diretos de alguns tipos de dinossauros.
Exemplos de nomes das principais espécies de dinossauros:
- Tiranossauro Rex
- Rex Diplodocus
- Velociraptor
- Estegossauro
- Pteranodon
- Antarctossauro
- Saltasaurus
- Elasmosaurus
- Brachiosaurus
- Alossauro
- Carnotauro
- Barionix
- Eoraptor
- Compsognathus longipes
- Patagossauro
- Plateossauro
Curiosidades:
- Em maio de 2014, paleontólogos argentinos descobriram fósseis de um saurópode (espécie de brontossauro) de 40 metros de comprimento e 20 metros de altura. O achado foi realizado no deserto da Patagônia (sul da Argentina) e tem grande importância para o estudo dos dinossauros, pois já são considerados fósseis do maior dinossauro do mundo.
- Localizado na cidade de Sousa (Paraíba), o Vale dos Dinossauros é um importante sítio arqueológico brasileiro. Ele possui três recordes mundiais de Paleontologia.
Alossauro: dinossauro carnívoro que viveu no período Jurássico. |
- O Stygimoloch era uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Cretáceo (cerca de 65 milhões de anos atrás). Ele possuía chifres que eram usados para defender e golpear os dinossauros inimigos.
- Os pteranodontes eram dinossauros com asas. Paleontólogos acreditam que eles pescavam de forma parecida com os pelicanos atuais.
- Paleontólogos acreditam que os coritossauros se comunicavam através de sons emitidos por suas cristas. Eles eram herbívoros (se alimentavam de plantas) e bípedes (andavam usando duas pernas). Em latim, coritossauro significa "dinossauro de capacete". Eles pesavam cerca de 4 toneladas e podiam atingir até 8 metros de altura.
- Os triceratops eram dinossauros parecidos com os atuais rinocerontes, porém muito maiores. Eram herbívoros e possuíam centenas de dentes adaptados para cortar e mastigar vegetais.
- O Tiranossauro Rex possuía cerca de 60 grandes e afiados dentes. Como eram carnívoros, usavam os dentes para cortar e rasgar a carne dos animais abatidos. Após caírem, os dentes dos tiranossauros nasciam novamente.
- Outra característica importante dos tiranossauros era seu apurado olfato. Cientistas acreditam que eles conseguiam sentir de longe o cheiro de outros animais. Esse recurso era muito usado para encontrar animais que serviriam de alimento.
- O Oryctodromeus cubicularis era uma espécie de dinossauro que cavava tocas. Os paleontólogos acreditam que faziam isso para proteger os ovos e filhotes de predadores.
- O Sauroposeidon foi uma das mais altas espécies de dinossauros que existiu. Podia atingir até 27 metros de altura (aproximadamente um prédio de nove andares).
- O Argentinossauro foi uma das maiores espécies de dinossauros. Herbívoro e quadrúpede, media quase 35 metros de comprimento e 20 metros de altura. Usava o longo pescoço para atingir o topo das árvores e obter, desta forma, alimento. Estes grandalhões podiam pesar até 100 toneladas.
- Os Giganotossauros eram terápodes, ou seja, possuíam três dedos nos pés. Carnívoros, atacavam suas presas em bandos.
- O Troodonte era uma espécie de dinossauro que viveu no período Cretáceo. Carnívoros, tinham o corpo coberto de penas para garantir a proteção nas épocas frias. Paleontólogos acreditam que era uma das espécies mais inteligentes e ágeis entre todos os dinossauros.
- De acordo com os paleontólogos, os animais atuais que mais se parecem, do ponto de vista fisiológico, com os dinossauros são: as aves e os crocodilianos.
- Corpo grande e pesado e cérebro minúsculo. Este era o Estegossauro que pesava cerca de duas toneladas, mas apresentava um cérebro de apenas 80 gramas.
Sauroposeidon, um dos maiores dinossauros que já existiu (fonte da imagem: Wikipedia) |
QUIZ
Qual dos animais abaixo é descendente dos dinossauros?
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Fonte de pesquisa:
NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.
Vídeo indicado no YouTube:
ORIGEM DOS DINOSSAUROS (TRIÁSSICO) - Canal do Pirulla