Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro.


Zumbi dos Palmares: símbolo da resistência contra a escravidão
Zumbi dos Palmares: símbolo da resistência contra a escravidão

 

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

 

Esta data foi estabelecida pelo projeto-lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

 

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

 

Significado e importância da Data

 

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

 

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

 

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Pintura de Zumbi dos Palmares
Zumbi dos Palmares

 

 

Frases relacionadas ao Dia da Consciência Negra

 

- "20 de novembro é uma data para lembrarmos a história do negro no Brasil e refletir sobre as injustiças que eles passaram e lutarmos pela igualdade de direitos em nosso país".

 

- "O Dia da Consciência Negra é importante para lembrarmos que alma não tem cor".

 

- "Neste Dia 20 de novembro, assim como em todos os dias do ano, devemos valorizar a importância da cultura negra na formação da cultura brasileira".

 

- "No Dia da Consciência Negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é de fundamental importância para nossa identidade nacional".

 

- "Nosso país será justo quando brancos, negros, indígenas e outras etnias viverem em condições de igualdade de direitos sociais".

 

- "O preconceito racial é uma “doença” que deve ser eliminada da sociedade brasileira".

 

- "Neste Dia da Consciência Negra vamos lembrar-nos de Zumbi dos Palmares, o líder negro que é o símbolo da luta contra a escravidão na História do Brasil".

 

- "O racismo é um dos principais males da nossa sociedade. Vamos fazer algo neste dia 20 de novembro para eliminarmos o racismo de nossas vidas".

 

- "De acordo com a Constituição Federal do Brasil, a discriminação racial é um crime inafiançável. É sempre bom lembrarmo-nos disto, principalmente neste dia 20 de novembro".

 

- "Todos os seres humanos, independente da cor, etnia ou condição social, são filhos de Deus. Portanto, discriminação racial, além de ser crime entre os homens, é contrária aos princípios divinos".

 

- "O Dia da Consciência Negra deve ser também uma data de agradecimento aos negros pelas inúmeras contribuições positivas que fizeram para nossa cultura durante toda nossa história".

 

- "As lutas dos negros contra a escravidão (movimentos de resistência) devem ser lembradas como fatos de muito orgulho pelo povo brasileiro".

 

- "Neste Dia da Consciência Negra vamos lembrar-nos dos quilombos e dos quilombolas, exemplos da luta dos negros contra a terrível escravidão, que marcou negativamente grande parte de nossa história".

 

- "Sociedade feliz é aquela onde há justiça social, sem preconceito racial".

 

Três mulheres jovens negras

 

Você sabia?

 

- 27 de outubro é o Dia Nacional de Mobilização em Prol da Saúde da População Negra.

 

Quilombolas comemorando o Dia da Consciência Negra


Quilombolas comemorando o Dia da Consciência Negra (fonte: brasil.gov.br, Fundação Palmares, ano de 2012).

 

 


Última atualização: 04/02/2021

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Dia da Consciência Negra Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Dia Nacional da Consciência Negra e o Mundo de Adão e Eva

Autor: Oliveira, Ely de

Editora: Biblioteca 24 horas

 

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - Injustiça e Discriminação: Até quando? (Coleção Construíndo Nossa Memória)

Autor: Boulos Jr. Alfredo

Editora: FTD


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.