Introdução
No decorrer do século XX, os cientistas descobriram várias pistas que os levaram a algumas comprovações sobre a teoria da evolução.
Resumo da Teoria da Evolução (Evolucionismo) e suas principais características
Sabe-se que a princípio, não existiam seres vivos possuidores de coluna vertebral. Antes do surgimento dos primeiros vertebrados, milhões de anos se passaram na história do planeta. Muito antes dos vertebrados, surgiram os organismos microscópicos, vegetais primitivos e os invertebrados (vermes e artrópodes). Os primeiros vertebrados a aparecerem, habitavam a água doce e tinham a forma de peixe. Somente milhões de anos após esse evento é que os primeiros anfíbios passaram a existir. Depois vieram os répteis, aves (pássaros fazem parte de um subgrupo de aves) e mamíferos.
Os estudiosos desse processo apresentaram inúmeras explicações. Contudo, a mais conhecida foi a desenvolvida por Charles Darwin, que elaborou a chamada teoria evolucionista. Ele chamou a atenção da comunidade científica para a diversidade de caracteres de um determinado traço. Por exemplo, os diferentes formatos do bico das aves que habitavam ilhas diferentes no litoral do Equador. Darwin também anunciou que não existem duas plantas ou dois animais exatamente iguais.
Observou-se que partes dessas diferenças são benéficas porque facilitam, por exemplo, a obtenção de alimento. Isso permitiria um melhor desenvolvimento e um tempo de vida mais prolongado. Essa vantagem passaria de geração a geração e seria muito útil para a sobrevivência dos organismos que a obtinham.
Aqueles que adquiriam vantagens adaptativas, foram os que tiveram maiores chances de sobreviverem até a idade reprodutiva e deixar descendentes que talvez herdassem essas vantagens.
Oposição religiosa
A Teoria da Evolução das Espécies de Darwin não é aceita por grande parte das vertentes religiosas cristãs mais conservadoras. Os religiosos dessas linhas de pensamento aceitam apenas o Criacionismo como única explicação para a criação de todos os seres vivos no mundo, conforme descrito no livro de Gênesis do Antigo Testamento.
Você sabia?
- Charles Darwin nunca disse que os seres humanos evoluíram dos macacos atuais. De acordo com o naturalista britânico, os seres humanos e os macacos têm uma série de ancestrais que são compartilhados entre eles. Esses ancestrais (há dificuldade para saber a ordem cronológica entre eles) viveram no continente africano há cerca de 6 milhões de anos. Eles eram primatas, assim como o ser humano também é um primata.
Última revisão: 01/08/2019
___________________________________
Por Elaine Barbosa de Souza
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de São Paulo.
A caixa preta de Darwin
Autor: Behe, Michael, J.
Editora: Zahar
Temas: Ciências Biológicas, Evolucionismo
As dúvidas do Sr. Darwin
Autor: Quammen, David
Editora: Companhia das Letras
Temas: Biologia, Evolucionismo
A evolução do ser vivo
Autor: Grasse, Pierre-Paul
Editora: Noticias
Temas: Genética, Ciências Biológicas
Veja TambémTemas diversos |