Características da Cidade de São Paulo

Principais características urbanas, econômicas, sociais e culturais da cidade de São Paulo


Trânsito é um dos principais problemas da cidade de São Paulo
Trânsito é um dos principais problemas da cidade de São Paulo

 


Principais características da cidade de São Paulo:

 

 

Características Geográficas:

 

- Grande nível de urbanização.

 

- É a cidade mais populosa do Brasil e uma das mais populosas do mundo. Em 2019, de acordo com estimativas do IBGE, sua população era de 12,2 milhões de habitantes.

 

- Densidade demográfica elevada com cerca de 8 mil habitantes por km².

 

- Possui clima do tipo subtropical úmido.

 

Características econômicas:

 

- A cidade de São Paulo apresenta elevada grau de riqueza. É a cidade com maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, com cerca de R$ 720 bilhões (estimativa 2019).

 

- O PIB per capita também é elevado, com cerca de R$ 59.000 (estimativa 2019).

 

- O setor de serviços é o que possui maior desenvolvimento na cidade, porém, a cidade também concentra grande quantidade de indústrias dos mais diversos produtos.

 

- No setor de serviços, a cidade se destaca nas áreas de saúde e educação.

 

- A cidade também é um dos maiores centros financeiros do mundo. Existe, na cidade, grande quantidade de bancos, financeiras, seguradoras, etc. A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo se destaca entre as mais importantes e movimentadas do mundo.

 

- Na área de comércio, a cidade também apresenta números muito expressivos. São diversos shoppings centers, ruas comeciais, supermercados, lojas de departamentos, etc.

 

- Na área do turismo, destacam-se o de negócios e o cultural. Vale lembrar, que a cidade concentra grandes e importantes museus, restaurantes, galerias de arte, parques, teatros e centros de cultura.

 

Características sociais e populacionais

 

- Devido ao elevado número de habitantes, a cidade apresenta alguns problemas sociais. Entre eles, podemos citar: elevado nível de poluição do ar, trânsito denso com congestionamentos constantes e elevado custo de vida. Há também na cidade, grande quantidade de favelas e outros tipos de habitações precárias (cortiços e ocupações irregulares).

 

- A população é muito diversificada do ponto de visto étnico. Moram na cidade descendentes de imigrantes italianos, espanhóis, japoneses, portugueses, árabes, entre outros. Há também muitas pessoas que migraram de outras regiões do Brasil (principalmente nordestinos), que foram morar na cidade em busca de trabalho e melhores condições de vida.

 

Características urbanas:


- Na área de mobilidade urbana, a cidade conta com sistema de metrô e complexo sistema viário formado por muitas avenidas, viadutos, túneis e ruas.

 

- Em função da grande quantidade de veículos, a cidade possui sistema de rodízio de placas, como estratégia para diminuir a quantidade de congestionamentos.

 

- A cidade conta com um grande e movimentado aeroporto: Aeroporto Internacional de Congonhas. Porém, a população também utiliza o Aeroporto Internacional de Guarulhos (na cidade vizinha de Guarulhos) ou o de Viracopos (em Campinas).

 

- A cidade é dividida, do ponto de vista administrativo, em 32 subprefeituras.


Foto da região central da cidade de São Paulo com vários prédios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro de São Paulo: cidade é uma das mais urbanizadas e populosas do mundo.






Características da Cidade de São Paulo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Seu Guia Passo a Passo - São Paulo

Autor: Le Tac, Helene

Editora: Publifolha

Ano: 2014

Temas do livro: Turismo, Cultura, Artes, Guia de Viagem


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2020 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.