Luís Carlos Prestes

Saiba quem foi, biografia resumida, atuação política, Coluna Prestes, ANL, livro indicado.


Luis Carlos Prestes: importante personagem da História do Brasil no século XX
Luis Carlos Prestes: importante personagem da História do Brasil no século XX

 

Formação e início de carreira - biografia resumida


Luís Carlos Prestes, também conhecido como “Cavaleiro da Esperança”, nasceu em Porto Alegre em 3 de janeiro de 1898 e faleceu no Rio de Janeiro em 7 de março de 1990. Formou-se em engenharia pela Escola Militar da Praia Vermelha (atual Instituto Militar de Engenharia) no Rio de Janeiro, em 1919, e foi engenheiro ferroviário na Companhia Ferroviária Deodoro.


Coluna Prestes


Em outubro de 1924, como capitão do exército, liderou um grupo de rebeldes contra o governo de Artur Bernardes em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Cortando o cerco das tropas do governo, seguiu para Foz do Iguaçu. No Paraná, encontrou-se com um grupo de revolucionários de São Paulo, formando a Coluna Prestes, com cerca de 1500 homens. Ao longo dos 25 mil quilômetros percorridos, 750 homens morreram devido à cólera, à fadiga e à falta de cavalos. Poucos faleceram em combate. No final de 1928, Prestes fugiu para a Argentina.



Era Getúlio Vargas


Em 1930 retornou a Porto Alegre, onde conheceu Getúlio Vargas. Embora convidado a comandar a Revolução de 1930 militarmente, recusou-se a apoiar o movimento. Em 1931 seguiu para Moscou para trabalhar na União Soviética como engenheiro e, em agosto de 1934, foi eleito membro do Conselho Executivo da Internacional Comunista, voltando ao Brasil para preparar a luta armada na clandestinidade, acompanhado pela alemã Olga Benário, com quem se casara.



ANL


No Brasil, fez contato com a Ação Libertadora Nacional (ANL), de caráter antifascista e anti-imperialista e contrária ao governo de Vargas. Em junho de 1935, publicou um manifesto exigindo a derrubada do governo e a transferência do poder à ANL. Vargas reagiu imediatamente e declarou a ANL ilegal, o que não impediu Prestes de continuar a organizar a Intentona Comunista. Em novembro, essa revolta eclodiu em várias guarnições do Exército em Natal, Recife e Rio de Janeiro, sendo rapidamente controlada por Vargas. Prestes foi preso em março de 1936 por nove anos. Sua esposa, grávida, foi deportada para a Alemanha e morreu nas câmaras de gás do campo de concentração de Ravensbrück. Sua filha, Anita Leocádia Prestes, nasceu na prisão, mas foi recuperada pela mãe de Prestes depois de intensa campanha internacional.



Golpe de 1964 e últimos anos


Em 1945, Vargas tomou o partido dos aliados, pôs fim ao Estado Novo e prometeu democratizar o país. Prestes foi então libertado e eleito senador, tornando-se secretário-geral do PCB. O registro do Partido foi, todavia, cancelado, e Prestes, novamente perseguido, voltou a se esconder. Em 1958, foi novamente condenado à prisão, mas essa sentença acabou anulada. Após o golpe de 1964, seus direitos civis foram suspensos por dez anos, o que o levou a se exilar na União Soviética, de onde retornou em 1979 com a anistia. Em 1982, deixou o PCB e liderou nova luta por várias causas, incluindo o não pagamento da dívida externa do Brasil e a eleição de Leonel Brizola em 1989.

 

 

Última revisão: 11/10/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).



Fontes de pesquisa consultadas:



https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Carlos_Prestes


https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/
biografias/luis_carlos_prestes


https://acervo.estadao.com.br/noticias/
personalidades,luis-carlos-prestes,721,0.htm






Luís Carlos Prestes Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Luís Carlos Prestes - um revolucionário entre dois mundos

Autor: Reis, Daniel Aarão

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2014

Temas do livro: História do Brasil, Coluna Prestes, Biografia


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.