Carlos Drummond de Andrade

Biografia resumida de Carlos Drummond de Andrade, principais obras, características do estilo literário, temas abordados em seus poemas, crônicas e contos, Drummond e o Modernismo.


Foto do poeta Carlos Drummond de Andrade
Foto do poeta Carlos Drummond de Andrade

 

Biografia resumida, obras principais e estilo literário 

 

O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade nasceu na cidade de Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902. Pelo conjunto de sua obra, tornou-se um dos principais representantes da Literatura Brasileira do século XX. É considerado, por muitos críticos literários, como um dos principais escritores do Modernismo no Brasil.

 

Concretizou seus estudos em Belo Horizonte e, neste mesmo local, deu início a sua carreira de redator na imprensa. Também trabalhou por vários anos como funcionário público.

 

Em 1927, nasceu seu filho Carlos Flávio. No ano seguinte nasceu sua filha Maria Julieta.

 

Em 1968, ganhou o Prêmio Jabuti com a obra de poesias Versiprosa. Durante toda sua vida, ganhou outros prêmios, como reconhecimento de seu talento literário.

 

Seus poemas abordam assuntos do cotidiano, e contam com uma boa dose de pessimismo e ironia diante da vida. Em suas obras, há ainda uma permanente ligação com o meio e com obras politizadas. Além das poesias, ele escreveu também diversas crônicas e contos.

 

Principais temas retratados em suas obras

 

Os principais temas retratados nas poesias de Drummond são: conflito social, a família e os amigos, a existência humana, a visão sarcástica do mundo e das pessoas e as lembranças da terra natal.

 

Dentre suas obras poéticas mais importantes destacam-se: Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940), José (1942), Lição de Coisas (1962), A rosa do Povo  (1945), Viola de Bolso (1955), Claro Enigma (1951), Fazendeiro do Ar (1954), A Vida Passada a Limpo (1959), Novos Poemas (1948), Versiprosa (1967) e Boitempo (1968).

 

Talentoso também na prosa, tem suas prosas reunidas nos seguintes volumes: Confissões de Minas, Contos de Aprendiz, Passeios na Ilha e Fala Amendoeira.

 

Na década de 1980, lançou as seguintes obras: A Paixão Medida, que contém 28 poemas inéditos; Caso do Vestido (1983); Corpo (1984); Amar se aprende amando (1985) e Poesia Errante (1988).

 

Faleceu em 17 de agosto de 1987, na cidade do Rio de Janeiro, em decorrência de problemas cardíacos, doze dias após a morte de sua filha Maria Julieta.


Estátua de Carlos Drummond de Andrade no calçadão de Copacabana (Rio de Janeiro)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estátua de Carlos Drummond de Andrade no calçadão de Copacabana (Rio de Janeiro): homenagem a um dos mais importantes escritores da Literatura Brasileira.

 

Última revisão: 07/11/18
___________________________________

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).




Impressão Google+


Carlos Drummond de Andrade Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Passos de Drummond

Autor: Villaça, Alcides

Editora: Cosac Nayfi

Temas: Crítica Literária, Literatura Brasileira

 

O dossiê Drummond

Autor: Moraes Neto, Geneton

Editora: Globo

Temas: Teoria e Crítica Literária, Literatura Brasileira

 

Drummond da Rosa do Povo à Rosa das Trevas

Autor: Camilo, Vagner

Editora: Ateliê Editorial

Temas: Teoria e Crítica Literária, Literatura Brasileira, Modernismo

 

___________________

 

Vídeoaula recomendada:

 

- A Obra de Carlos Drummond de Andrade


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2018 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.