Charles Darwin

Darwin foi um biólogo e naturalista britânico que fez importantes estudos sobre a evolução das espécies.


Charles Darwin: criador do evolucionismo
Charles Darwin: criador do evolucionismo

 

Quem foi

 

O biólogo e naturalista britânico Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

 

Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveis diversidades de tentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul.

 

Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, o naturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.

 

Biografia resumida de Darwin:

 

- Charles Robert Darwin (nome completo) nasceu na cidade inglesa de Shrewsbury em 12 de fevereiro de 1809.

 

- Em 1831, foi convidado pelo governo britânico para ser o naturalista oficial da expedição científica com o Beagle. A viagem ocorreu entre os anos de 1831 e 1836. Ela passou pelas ilhas Canárias, Fernando de Noronha, Salvador, Rio de Janeiro, Uruguai, Argentina, Terra do Fogo e depois foi em direção as Ilhas Galápagos. Passou também pelo Taiti, Austrália e Nova Zelândia.

 

- Em 29 de janeiro de 1839, casou-se com Emma Wedgwood. Com ela Darwin teve 10 filhos.

 

- Em 1842, Darwin esboçou a Teoria da Evolução das Espécies.

 

- Em 1846, publicou observações geológicas sobre o continente sul-americano.

 

- No ano de 1860, foi premiado com a medalha Copley, uma das mais importantes honrarias do mundo científico inglês.

 

- Em 1862, publicou "A fertilização das orquídeas".

 

- Em 1871, escreveu a "Origem do Homem".

 

- Darwin morreu em 19 de abril de 1882, aos 73 anos, na cidade inglesa de Kent.

 

Principais obras e teorias desenvolvidas

 

No ano de 1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das Espécies. Posteriormente, Darwin escreveu outra obra: A Descendência do Homem. Nesta ele manifestou suas ideias sobre o surgimento da raça humana no planeta Terra. Seus dois livros geraram debates e muitas controvérsias na época, contudo, hoje em dia, muitas de suas ideias são aceitas pela ciência. 

 

Ele acreditou que a razão de existir pequenas diferenças na descendência, tanto das plantas como dos animais, fazem com que certas espécies vivam mais tempo do que outras. No caso das que possuem vida mais longa, estas gerarão mais descendentes, e este fato permitirá o aparecimento gradual de novos tipos de variações. 


Outras obras de Charles Darwin:

 

- Viagem de um naturalista ao redor do mundo.

 

- A expressão das emoções no homem e nos animais.

 

Foto de Charles Darwin com 46 anos

Charles Darwin em 1855: época em que estava elaborando sua teoria da seleção natural.

 

 

Por Elaine Barbosa de Souza
Graduada em Letras (Português e Inglês) pela FMU (2002).

 

 

 


 

 

Teoria da Evolução de Charles Darwin

 

No decorrer do século XX, os cientistas descobriram várias pistas que os levaram a algumas comprovações sobre a teoria da evolução. 

 

Teoria da Evolução (Evolucionismo) e suas principais características

 

Sabe-se que a princípio, não existiam seres vivos possuidores de coluna vertebral. Antes do surgimento dos primeiros vertebrados, milhões de anos se passaram na história do planeta. Muito antes dos vertebrados, surgiram os organismos microscópicos, vegetais primitivos e os invertebrados (vermes e artrópodes). Os primeiros vertebrados a aparecerem, habitavam a água doce e tinham a forma de peixe. Somente milhões de anos após esse evento é que os primeiros anfíbios passaram a existir. Depois vieram os répteis, aves (pássaros fazem parte de um subgrupo de aves) e mamíferos. 

 

Os estudiosos desse processo apresentaram inúmeras explicações. Contudo, a mais conhecida foi a desenvolvida, no século XIX, por Charles Darwin, que elaborou a chamada teoria evolucionista. Ele chamou a atenção da comunidade científica para a diversidade de caracteres de um determinado traço. Por exemplo, os diferentes formatos do bico das aves que habitavam ilhas diferentes no litoral do Equador. Darwin também anunciou que não existem duas plantas ou dois animais exatamente iguais.  

 

Observou-se que partes dessas diferenças são benéficas porque facilitam, por exemplo, a obtenção de alimento. Isso permitiria um melhor desenvolvimento e um tempo de vida mais prolongado. Essa vantagem passaria de geração a geração e seria muito útil para a sobrevivência dos organismos que a obtinham. 

 

Aqueles que adquiriam vantagens adaptativas, foram os que tiveram maiores chances de sobreviverem até a idade reprodutiva e deixar descendentes que talvez herdassem essas vantagens. 

 

Oposição religiosa

 

A Teoria da Evolução das Espécies de Darwin não é aceita por grande parte das vertentes religiosas cristãs mais conservadoras. Os religiosos dessas linhas de pensamento aceitam apenas o Criacionismo como única explicação para a criação de todos os seres vivos no mundo, conforme descrito no livro de Gênesis do Antigo Testamento.

 

Você sabia?

 

- Charles Darwin nunca disse que os seres humanos evoluíram dos macacos atuais. De acordo com o naturalista britânico, os seres humanos e os macacos têm uma série de ancestrais que são compartilhados entre eles. Esses ancestrais (há dificuldade para saber a ordem cronológica entre eles) viveram no continente africano há cerca de 6 milhões de anos. Eles eram primatas, assim como o ser humano também é um primata.

 

Charge mostrando Charles Darwin como macaco

Charge mostrando Charles Darwin como macaco: crítica dos opositores da Teoria da Evolução das Espécies.

 

 
Última atualização: 16/12/2020

Por Milene Moura Martins

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMG,  com mestrado pela UNESP e doutorado em Zoologia pela USP.




Você também pode gostar de:


Charles Darwin Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Darwin - o naturalista da evolução das espécies (coleção Filosofia comentada)

Autor: Mesquita, André Campos

Editora: Larousse do Brasil

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2021 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.