Quem foi
Aníbal Barca foi um importante estadista e general cartaginês. Filho de Amílcar Barca, Foi um dos maiores estrategistas militares da Antiguidade.
Biografia resumida
Nasceu na cidade de Cartago (atual Tunis, capital da Tunísia) em 247 a.C. Criado em um ambiente militar, profundamente influenciado pelas campanhas militares de seu pai.
Ainda jovem, Anibal Testemunhou a luta de Cartago contra Roma pela dominação do Mediterrâneo. Após este fato, jurou hostilidade eterna a Roma, influenciado por seu pai.
Recebeu extenso treinamento militar em Cartago. Acompanhou seu pai em campanhas na Espanha e ascendeu nas fileiras devido à sua habilidade e liderança.
Assumiu o comando das forças cartaginesas na Espanha após a morte de seu pai. Expandiu o controle cartaginês na região, capturando cidades-chave como Sagunto.
Aníbal destacou-se pela sua qualidade como estrategista militar durante a Segunda Guerra Púnica (218-201), entre Roma e Cartago.
Entre as estratégias mais impressionantes desta guerra, destaca-se a que Aníbal conduziu um exército, com a presença de vários elefantes de guerra, da Hispânia até o norte da península Itálica, passando pelos Pirineus e Alpes. Derrotou o exército romano em várias batalhas campais, embora os cartagineses não tenham conseguido conquistar Roma.
Morreu 183 a.C. em Bitínia (província romana na Ásia Menor).
Principais batalhas que comandou durante a Segunda Guerra Púnica:
- Tomada de Sagunto
- Batalha do Ticino
- Batalha do Trébia
- Batalha do Lago Trasimeno
- Batalha de Canas
Aníbal vitorioso contemplando pela primeira vez a Itália pelos Alpes (1770): pintura de Francisco de Goya. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
- GIRARD, Patrick. Anibal - o inimigo de Roma. São Paulo: Madras, 2010.