O que é artesanato
O artesanato é uma técnica manual, utilizada pelo artesão, para a confecção de obras, objetos funcionais ou artísticos.
Outra importante característica do artesanato é a produção ser original e não em série como acontece na indústria.
O artesão é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.
Trabalho do artesão
O artesão é aquele que exerce sua arte através de um ofício manual. Seu trabalho é individual e, através dele, este profissional isolado sobrevive em muitas regiões, principalmente nas áreas distantes dos grandes centros urbanos. Aqui no Brasil, comunidades compostas por artesãos se concentram mais na região Nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e de Pernambuco.
Por ser um trabalho bastante apreciado, as feiras artesanais fazem muito sucesso entre os consumidores. Há muitas feiras famosas, entre elas estão: as feiras artesanais de Feira de Santana, Sobral e Caruaru.
O artesanato indígena
O artesanato indígena é de extrema beleza e de grande valor artístico, pois representa a expressão cultural do povo indígena brasileiro. Já na época do descobrimento do Brasil, os portugueses ficaram impressionados com a beleza deste tipo de arte, que utiliza os elementos da natureza para a transformação em objetos de enfeite ou utensílios domésticos.
Valor cultural do artesanato
Os artesanatos possuem um valor cultural significativo, pois incorporam as tradições, habilidades e estéticas de uma comunidade, servindo como uma conexão tangível com a história e o patrimônio. Eles refletem a identidade cultural e as práticas sociais de um povo, muitas vezes englobando técnicas e materiais indígenas que foram transmitidos através das gerações. Os artesanatos também contribuem para a preservação da diversidade cultural, fornecendo uma visão de como diferentes comunidades se adaptam a seus ambientes e expressam suas visões de mundo. Além disso, eles apoiam a sustentabilidade econômica ao fomentar indústrias e mercados locais e encorajam a continuação de habilidades artesanais que de outra forma poderiam ser perdidas no mundo moderno e industrializado.
Mestre Vitalino: um dos grandes artesãos de nossa história
Mestre Vitalino foi o ceramista mais famoso do Nordeste. Ele produzia miniaturas que retratam a vida nordestina. Na região Sudeste, o artesanato também marcou presença na cidade de Embu, localizada em São Paulo. Graças a seus artesãos, esta cidade tornou-se o centro turístico do artesanato paulista. Ainda em São Paulo, tanto na capital quanto em várias cidades do interior, costuma-se realizar feiras de artesanato semanalmente, onde os mais diferentes objetos artesanais podem ser encontrados.
Peças de artesanato indígena |
Curiosidades:
- Origem do artesanato: o artesanato surgiu na Pré-História. Os homens desta época faziam cestos, ferramentas, vasos de cerâmica, roupas, esculturas e outros objetos usando as mãos como ferramenta e os recursos da natureza como matéria-prima.
- No dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão. Em 28 de maio comemora-se o Dia do Ceramista.
Cesto de palha sendo confeccionado por um artesão. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Artesanato - o guia definitivo de técnicas para a produção de estamparia, mosaico, bijuteria, velas e muito mais.
Autor: Costa, Thais
Editora: Publifolha