Sol

Características do Sol, Energia Solar, Sistema Solar, importância e Astronomia, estrela, curiosidades


Foto do pôr do Sol
Foto do pôr do Sol

 

Conhecendo o Sol 


O Sol já foi considerado um deus na religião de muitos povos da antiguidade, tamanha sua importante para o desenvolvimento da vida na Terra. Sem esta estrela não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais. Por outro lado, o excesso de sol pode causar danos aos seres humanos. A exposição excessiva aos raios ultra-violetas emitidos pelo Sol, sem o uso de protetor ou bloqueador solar, pode causar câncer de pele.

 

Os planetas do Sistema Solar, formação e características


Ao redor do Sol giram oito planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos. Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio. Na fotosfera, superfície do Sol, originam-se a luz e o calor. Ainda compõe o Sol uma camada de gases que envolve a estrela. 

 

Tempestades solares 


A cada ciclo de 11 anos, o Sol passa por período de extrema agitação, enviando para terra tempestades solares. Carregadas de eletricidade, estas tempestades acabam influenciando nos sistemas eletrônicos, redes de energia, computadores, aparelhos eletrônicos, sistemas de comunicação de aviões e navios e satélites. Estas ondas de energia e eletricidade chegam a criar as conhecidas aurora boreal e austral. O ar brilha nas regiões próximas aos pólos magnéticos da Terra, gerando um espetáculo de luzes e cores nos céus.

 

Formação química 


Do ponto de vista químico, o Sol é formado pelos seguintes elementos:  73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos. 

 

Monitoramento 


A NASA e a Agência Espacial Europeia tem monitorado constantemente as atividades do Sol. Estes estudos e observações têm por objetivo aprimorar os conhecimentos sobre esta importante estrela e melhorar a vida em nosso planeta.

 

Curiosidades


- O Sol é a maior e mais quente estrela do Sistema Solar. Ele é cerca de 109 vezes maior do que nosso planeta.

 

- Na parte do núcleo do Sol ocorre atrito constante de partículas de hidrogênio. Esse processo é o responsável pela fusão nuclear, que transforma massa em energia.

 

- A luz solar chega ao planeta Terra em 8 minutos, pois ela viaja a uma velocidade de 300.000 km/s.

 

- A energia que nosso planeta recebe do Sol em uma hora é superior ao que a Terra gasta em um ano.

 

- Na parte central do Sol a temperatura é altíssima, atingindo cerca de 10.000.000ºC (dez milhões de graus Celsius).

 

- O Sol pesa cerca de um milhão de vez mais do que o planeta Terra.

 

- É comemorado em 3 de maio o Dia do Sol.




Impressão Google+


Sol Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Nossa estrela o Sol
  Autor: Silva, Adriana V. R.
  Editora: Livraria da Física
  Temas do livro: Física, Astronomia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2015 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.