logo Sua Pesquisa

Curiosidades da Segunda Guerra Mundial
Fatos curiosos da Segunda Guerra, personagens, dados, curiosidades históricas, resumo, o Brasil na Segunda Guerra

curiosidades da segunda Guerra, tanque inflável
Tanque de guerra inflável usado pelos soldados dos EUA

 

Curiosidades da Segunda Guerra Mundial 

- Os soldados brasileiros (25.334) foram para a Segunda Guerra Mundial em agosto de 1944, ao lado dos aliados, para combater em território italiano. Morreram durante os combates 443 soldados brasileiros. Eles foram enterrados no cemitério da cidade de Pistoia, na região da Toscana.

- Os soldados brasileiros (pracinhas da FEB) que retornaram da Segunda Guerra Mundial, após o fim do conflito, foram recebidos com muitas festas e homenagens. A avenida São João, no centro de São Paulo, ficou repleta de pessoas que receberam estes soldados como heróis. Até hoje, alguns veteranos de guerra participam dos desfiles de 7 de setembro e outros eventos cívicos.

- Um dos maiores genocídios da história da humanidade foi o extermínio de cerca de 6 milhões de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.  

- O intenso frio do inverno soviético foi um dos principais inimigos dos alemães da Segunda Guerra. Com a ajuda das baixas temperaturas (até -40ºC no inverno), os soviéticos impuseram a maior derrota aos alemães durante a batalha de Stalingrado. Nestas baixas temperaturas, muitos equipamentos de guerra alemães perderam a eficiência a sequer funcionaram. Sem contar que muitos soldados alemães, sem uniformes adequados, morreram de frio durante os combates.

- Quando ficavam sem alimentação nos campos de batalha, muitos soldados se alimentavam de batata crua, retiradas da terra.

- Durante a Segunda Guerra, foram jogadas, sobre os países envolvidos, cerca de 3,5 milhões de toneladas de bombas. Esse fato fez com que grande parte das mortes nesta guerra fosse de civis (pessoas que não estavam envolvidas na guerra).

- Os Estados Unidos só entraram na guerra quando, em 7 de dezembro de 1941, os japoneses atacaram a base militar norte-americana de Pearl Harbor.

- Cerca de 2 milhões de edifícios foram destruídos, somente na Europa, durante a Segunda Guerra.  

- O primeiro ataque dos alemães a navios brasileiros ocorreu em 1941. O navio Taubaté, foi metralhado por aviões de guerra alemães em pleno Mar Mediterrâneo.

- Nos últimos meses do conflito, Hitler formou exércitos compostos por crianças e adolescentes, pois já não havia mais soldados adultos. Era uma medida desesperada e cruel para tentar evitar a eminente derrota nazista.

- Graças aos radares usados pelo exército inglês, os alemães perderam milhares de aviões durante a tentativa de bombardear a Inglaterra. Graças a estes equipamentos, Hitler desistiu de invadir a Grã-Bretanha.

- A espionagem foi uma das armas usadas na Segunda Guerra. Este recurso foi usado tanto pelos Aliados quanto pelo Eixo. Uma das espiãs mais famosas foi a modelo holandesa Catharina Koopman. Ela serviu de espiã para os aliados. Foi presa e enviada para um campo de concentração nazista na Alemanha. Livrou-se, pois falava muito bem alemão e fez se passar por enfermeira.

- As mensagens criptografadas foram muito usadas pelos militares nesta guerra. Os aliados saíram na frente neste campo, pois foram os primeiros a decodificar as mensagens enviadas pelos nazistas.

- Para enganar as tropas nazistas, os soldados norte-americanos, com ajuda de artistas plásticos, chegaram a recorrer à confecção e uso de tanques de guerra infláveis. Falsas transmissões de rádio, armas de borracha e efeitos sonoros foram outros recursos fantasiosos para enganar os inimigos. 

- Cerca de 47 milhões de pessoas morreram em função da Segunda Guerra Mundial. Os soviéticos foram os que mais tiveram baixas durante o conflito com cerca de 26 milhões de mortos. Foi a guerra em que mais pessoas morreram em toda história da humanidade.

- Foi a primeira guerra onde ocorre o uso de armas atômicas. As bombas nucleares jogadas pelos Estados Unidos no Japão provocou a morte de milhares de pessoas. Só na cidade de Hiroshima morreram 100 mil somente no momento da explosão. A bomba provocou a destruição de quase 70% das construções da cidade.

- O Japão foi o último país do Eixo a aceitar a rendição, fato ocorrido somente em 2 de setembro de 1945. Essa é a data oficial do fim da Segunda Guerra Mundial.

- Alguns soldados japoneses ficaram sabendo do fim da guerra alguns anos depois. Escondidos em selvas, permaneceram ali durante muitos anos após o fim do conflito.   

 

 

 

 

__________________________________________

Veja também:

Segunda Guerra Mundial

O Brasil na Segunda Guerra Mundial

Cronologia da Segunda Guerra Mundial

Causas da Segunda Guerra Mundial

 

Acessar História

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa. Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.