Bolcheviques

Bolcheviques
Formação dos bolcheviques, idéias, Revolução Russa, oposição aos mencheviques

bolcheviques 
Poster Bolchevique da época da Revolução Russa

 

Significado

A palavra bolchevique significa “maioria” no idioma russo. Essa palavra passou a ser usada, no começo do século XX, para designar os integrantes mais radicais do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo). Esse partido foi fundado em 1898 e se opunha ao regime czarista de Nicolau II na Rússia.

Ideias defendidas no contexto da Revolução Russa:

Os bolcheviques eram favoráveis a uma mudança radical na Rússia, com a queda do czarismo e implantação da ditadura do proletariado, através de uma revolução comunista. Para eles, o novo governo russo, pós-revolução, deveria ser composto por uma união entre os operários e os camponeses. Os bolcheviques tinham, portanto, uma posição bem diferente dos mencheviques (“minoria”), liderados por Martov, que buscavam medidas de transição de caráter reformistas. Os mencheviques defendiam primeiro a instalação da democracia e só depois o socialismo.

Os bolcheviques na Revolução Russa

Foram os bolcheviques, liderados por Lênin, que assumiram o comando político da Rússia após a Revolução Russa de outubro de 1917. O lema bolchevique era “paz, terra, pão, liberdade e trabalho”.

Eles adotaram uma série de medidas revolucionárias e de caráter socialista: nacionalização de bancos, redistribuição de terras entre os camponeses, controle das fábricas pelos operários, instalação de regime unipartidário no controle do governo (Partido Comunista Russo).

Partido Comunista

No ano seguinte à Revolução Russa, os bolcheviques adotaram o nome de Partido Comunista Russo. Já em 1922, com a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o nome do partido mudou para Partido Comunista da União Soviética.

 

 

 

 

_________________________________________

Veja também:

Lênin

Revolução Russa

Socialismo

Livros sobre a Revolução Russa

_________________________________________

Bibliografia indicada:

- Os sovietes traídos pelos bolcheviques (Série Estudos Libertários - Bolso) 
  Autor: Rocker
  Editora: Hedra

 

 

Acessar História

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa. Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.