Dízimo

Dízimo  
O que é dízimo, arrecadação, utilização dos recursos arrecadados, dízimo na Bíblia

dízimo
Dízimo: contribuição religiosa

 

O que é 

O dízimo é uma contribuição (décima parte do salário, rendimentos) que os fiéis cristãos doam para suas igrejas. Ele é comum em várias igrejas protestantes e também nas católicas.

Utilização 

O dízimo não é obrigatório, porém ele é importante, pois com estes recursos as igrejas conseguem se manter (construção, manutenção, limpeza e outros custos). Os recursos arrecadados com o dízimo também são usados para a realização de obras sociais e pregação do Evangelho.

Curiosidade: 

- A palavra dízimo tem origem no vocábulo latim decimu, cujo significado é a décima parte de algo.

O Dízimo na Bíblia:

- Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao SENHOR, os dízimos dos dízimos. (Números 18:26)

- E os filhos de Israel e de Judá, que habitavam nas cidades de Judá, também trouxeram dízimos dos bois e das ovelhas, e dízimos das coisas dedicadas que foram consagradas ao SENHOR seu Deus; e fizeram muitos montões. (2 Crônicas 31:6)

- E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. (Gênesis 28:22)

- Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem; (Deuteronômio 26:12)

- E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro. (Neemias 10:38)

- Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. (Deuteronômio 14:22)

- E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também os dízimos de tudo trouxeram em abundância. 2 (Crônicas 31:5)

- Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. (Lucas 18:12)

 

___________________________

Veja também:

Religião e crenças

___________________________

Bibliografia indicada:

- O dízimo e as ofertas
  Autor: Editora Santuário
  Editora: Editora Santuário
  Temas: Religião, Cristianismo

Acessar Religião e Ciências Sociais

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

 

 

Copyright © 2004  - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.