René Descartes

Descartes foi um matemático e filósofo francês do século XVII.


Descartes: o pai da Filosofia Moderna
Descartes: o pai da Filosofia Moderna

 

Quem foi


René Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno. Foi integrante da corrente filosófica conhecida como Racionalismo

 

Biografia resumida

 

Descartes nasceu na cidade de La Haye (França) em 31 de março de 1596. Foi o terceiro filho de uma pequena e nobre família do sul da França.

 

Descartes teve uma saúde frágil durante a infância e, como tal, foi autorizado a ficar na cama até tarde da manhã, hábito que manteve até o fim de sua vida. Ele estudou no colégio jesuíta de La Flèche em Anjou dos 8 aos 18 anos. Esse período teve um impacto significativo em sua vida, embora não estejamos discutindo aqui seu desenvolvimento intelectual.


Após completar seus estudos, mudou-se para Paris, onde viveu uma vida de lazer por um tempo, misturando-se com a aristocracia e engajando-se em atividades sociais. No entanto, sua saúde continuou sendo uma preocupação, levando à sua decisão de ingressar no Exército dos Estados Holandeses como mercenário em 1618. Foi uma escolha surpreendente devido à sua condição física, mas a experiência foi crucial para seu crescimento pessoal.


Descartes nunca se casou, mas teve uma filha chamada Francine fora do casamento. A mãe de Francine era Helena Jans van der Strom, uma empregada doméstica com quem Descartes teve um relacionamento enquanto morava em Amsterdã. Infelizmente, Francine morreu em 1640 aos cinco anos, devido à escarlatina.


Em 1649, Descartes foi convidado pela rainha Cristina da Suécia para sua corte em Estocolmo. Embora o frio clima escandinavo não fosse adequado para sua saúde, ele se mudou para lá para servir como tutor de filosofia da rainha. Esta decisão levou a uma virada dramática em sua vida pessoal.

 

Descartes morreu de pneumonia na cidade de Estocolmo (Suécia) em 11 de fevereiro de 1650.



Principais realizações em Geometria e Matemática:

 

• Sugeriu a união entre os estudos da Álgebra e Geometria, criando a Geometria Analítica.

 

• Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano.

 

• Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos os conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.

 

• A Descartes é creditado com o desenvolvimento da geometria analítica (também conhecida como geometria cartesiana), que usa a álgebra para descrever a geometria.

 

 

Principais ideias filosóficas de Descartes:

 

• Descartes é conhecido por seu argumento filosófico do dualismo mente-corpo. Ele postulou que a mente e o corpo são duas naturezas fundamentalmente diferentes. Isso formou a base da escola de pensamento conhecida como dualismo cartesiano.

 

• Método da Dúvida: O método de Descartes envolvia a dúvida sistemática, onde tudo o que poderia ser duvidado deveria estar. Este processo foi projetado para descartar toda crença em coisas que não são absolutamente certas, e o objetivo era encontrar a verdade e o conhecimento.

 

Cogito Ergo Sum ("Penso, logo existo"): Esta é talvez a proposição filosófica mais famosa de Descartes. Descartes afirmou que o próprio ato de duvidar da própria existência servia como prova da realidade da própria mente. Ele sustentou que esta era a única coisa que era verdadeiramente conhecida.

 

• Descartes acreditava na existência de uma ideia inata de Deus; um Deus benevolente que não é um enganador. Ele argumentou que a ideia da perfeição e infinitude de Deus só poderia ter se originado de um ser verdadeiramente perfeito e infinito.



Principais obras de Descartes:

 

- O Tratado do Homem (1637)


Regras para a direção do espírito (1684)

 

- Discurso sobre o método (1637)

 

- As paixões da alma (1649)

 

- A Geometria (1637)

 

- O mundo ou Tratado da Luz (1664)

 

- Dioptrique (1637)

 

- Meditações Metafísicas (1641)




Exemplos de frases:


- "Penso, logo existo". (provavelmente a mais famosa frase de Descartes)

 

- "É preferível ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los, do que viver sem filosofar".

 

- "Com frequência uma falsa alegria vale mais que uma tristeza cuja causa é verdadeira".

 

- "A razão e o juízo são as únicas coisas que diferenciam os homens dos animais".

 

- "Esteja eu dormindo ou acordado, dois mais três sempre será cinco e o quadrado não terá mais que quatro lados".

 

- "Daria tudo que sei em troca da metade de tudo que ignoro".

 

Estátua em homenagem a René Descartes

Estátua em homenagem a René Descartes na França.

 

 

Curiosidades sobre sua vida:

 

- A religião de René Descartes era o catolicismo.

 

- Descartes estudou Direito, porém não exerceu a profissão na área jurídica.

 

- René Descartes atuou em sua vida como filósofo, matemático, físico, musicólogo, astrônomo, teórico musical, naturalista, epistológrafo (que escreve ou estuda epístolas) e militar.

 

 



Atualizado em 11/07/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Fontes de referência do texto:

 

- COTRIM, Gilberto e FERNANDES, Mirna,. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

- CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2017. 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.