Efeitos do Aquecimento Global no Planeta
O que pode acontecer com nosso planeta caso o aquecimento global continue aumentando

Derretimento do gelo das calotas polares: um dos efeitos do aquecimento global
Derretimento do gelo das calotas polares: um dos efeitos do aquecimento global

 

Introdução 

A emissão descontrolada de gases poluentes tem provocado em nosso planeta um significativo aumento da temperatura global nas últimas décadas. Caso o homem não tome nenhuma medida para evitar estas mudanças climáticas, o meio ambiente pode apresentar uma série de problemas com consequências desastrosas para a vida em nosso planeta.

Efeitos do Aquecimento Global no planeta

Caso o homem não diminua a emissão de gases do efeito estufa nos próximos anos, podemos enfrentar as seguintes consequências:

- Desertificação: com o aumento da temperatura global pode transformar florestas em desertos ou savanas. A Floresta Amazônica poderia ser drasticamente afetada e transformada em savana.

- Derretimento das geleiras dos pólos do planeta: este efeito já é notado e tem causado o aumento no nível das águas dos oceanos e prejudicado a vida de espécies animais que vivem nestas regiões. Este efeito também pode provocar o alagamento de diversas cidades costeiras no mundo.
Os topos de algumas montanhas, que antes eram cobertas por gelo, também estão sofrendo com o aquecimento global. Este efeito tem modificado o ciclo de vida da fauna nestas montanhas, podendo provocar a médio prazo a extinção de animais.

- Migrações em massa de pessoas: o alagamento de cidades e o aquecimento da temperatura em algumas regiões do mundo, podem provocar a migração de milhões de pessoas, provocando sérios problemas sociais nas regiões que receberão estes migrantes.

- Problemas na agricultura: o aumento da temperatura global pode provocar sérios problemas na agricultura. Diminuindo a produção de alimentos no mundo, podemos ter milhões de pessoas morrendo de fome, principalmente nas áreas mais pobres do planeta.

- Epidemias: o aumento da temperatura pode elevar a quantidade de mosquitos transmissores de doenças, principalmente em regiões tropicais e equatoriais. Doenças como a dengue e a malária podem fazer milhões de vítimas nestas áreas. Pode também haver a migração destes mosquitos para regiões que antes possuíam clima frio, disseminando ainda mais estas doenças pelo mundo.

- Desastres ambientais: o aumento da temperatura global pode aumentar a quantidade e força de furacões e tornados em várias regiões do planeta.

Você sabia?

- Se a temperatura do planeta aumentar de 2ºC a 3ºC poderá ocorrer o derretimento das geleiras de quase todas as montanhas. Poderá também ocorrer falta de água em várias partes do planeta, assim como a diminuição significativa dos recifes de corais.

- Se o aumento for de 4º a 5ºC, teremos a extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos e diminuição da produtividade agrícola. Secas, incêndios, tempestades e ondas de calor poderão ocorrer com frequência.   (Fonte: Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas).

 

___________________________________________
Veja também:

Aquecimento Global

Soluções para o Aquecimento Global

Causas do Aquecimento Global

Aquecimento Global no Brasil

Mudanças climáticas

Livros sobre o Aquecimento Global

____________________________________________

Bibliografia indicada:

- Como combater o Aquecimento Global
  Autor: Yarrow, Joanna
  Editora: Publifolha
  Temas: Ecologia, Meio Ambiente, Ciências Biológicas

____________________________________________

 

 

 

Acessar Meio Ambiente

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.