Dragões

O que são dragões, história, figuras lendárias, mitologia, cultura popular, Tiamat


Tiamat: dragão presente na mitologia da Mesopotâmia
Tiamat: dragão presente na mitologia da Mesopotâmia

 

Introdução 

 

Dragão são uma figuras lendárias, representadas por grandes répteis monstruosos que possuem a capacidade de voar e soltar fogo pela boca. Mitos e lendas com dragões remontam o Oriente Médio Antigo, simbolizando, nestas culturas, a destruição e o mal.

 

Dragões na História 

 

Na Mesopotâmia, por exemplo, havia uma lenda (criada há 2000 a.C) em que Tiamat era um dragão. Este, personificava o oceano e comandava as hordas do caos. Sua destruição era uma condição para a criação do universo de forma ordenada.



Na mitologia egípcia, os dragões também apareceram. Apohis era o dragão da escuridão e era expulso do universo todos os dias pelo deus do Sol (Rá), no período da manhã.



Na cultura hebraica bíblica, o dragão representava a morte e o mal. Esta figura aparece no Apocalipse e é repleta de simbolismos. 



Na Idade Média, período em que o cristianismo prevalecia, a figura do dragão esteve muito presente no imaginário das pessoas. Neste período, o dragão simbolizava o pecado e o paganismo. Heróis, santos e mártires aparecem em histórias relacionadas a lutas e vitórias sobre estes monstros. A lenda de São Jorge, que lutou e venceu o dragão, apresenta-se neste contexto. 




Impressão Google+


Dragões Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Dragonologia - o livro completo dos dragões


  Autor: Steer, Dugald e outros
  Editora: Brinque Books
  Temas: Fantasia, Folclore, Mitos


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.