New Deal

Combate à crise de 1929, resumo, medidas, características, objetivos, história, o que foi o New Deal


New Deal: obras públicas para diminuir o desemprego
New Deal: obras públicas para diminuir o desemprego

 

O que foi

 

O New Deal (“Novo Acordo” em português) foi um conjunto de medidas econômicas e sociais tomadas pelo governo Roosevelt, entre os anos de 1933 e 1937, com o objetivo de recuperar a economia dos Estados Unidos da crise de 1929. Teve como princípio básico a forte intervenção do Estado na economia.

 

 

Principais características do New Deal (medidas e objetivos)

 

 

- Fortes investimentos estatais em obras públicas.

 

O governo dos EUA investiu, principalmente, na construção de obras de infraestrutura (pontes, rodovias, aeroportos, usinas, hidrelétricas, barragens, portos, entre outras). Os investimentos também foram para a construção de hospitais, escolas e outros equipamentos públicos.

O principal objetivo destas medidas era a geração de empregos, pois os Estados Unidos sofriam muito com o desemprego elevado após a Grande Depressão de 1929.

 

 

- Reforma do sistema bancário e monetário

 

O governo dos EUA, através da modificação e criação de leis, passou a ter poderes de controle e fiscalização sobre o mercado financeiro.

O objetivo era evitar fraudes financeiras, especulações e diminuir os riscos de operação dos bancos e demais agentes financeiros.

 

 

- Controle de preços e produção das empresas

 

Como uma das causas da Crise de 1929 tinha sido o aumento dos estoques das empresas, O New Deal buscava resolver este problema através da fiscalização sobre os estoques da empresas, para que estes não aumentassem a ponto de gerar risco operacional delas, levando-as à falência. Os preços das mercadorias também foram controlados pelo governo, a fim de evitar o aumento da inflação.

 

 

- Incentivos agrícolas

 

Subsídios, empréstimos e outras medidas voltadas para o aumento da atividade agrícola das grandes propriedades e da agricultura familiar. Além de aumentar a produção de gêneros agrícolas, estas medidas visavam aumentar o número de empregos no campo. Estes incentivos ao setor agrícola também tinham como objetivo estancar o crescente êxodo rural, que estava gerando problemas sociais nos grandes centros urbanos.

 

 

- Criação de medidas voltadas para a área social

 

Como forma de diminuir os impactos sociais da crise de 1929, o governo norte-americano criou a Previdência Social, o seguro desemprego e o seguro para idosos acima de 65 anos.

 

 

- Redução da jornada de trabalho

 

O principal objetivo de reduzir a carga horária semanal de trabalho era aumentar o número de empregados, pois as indústrias precisaram contratar mais funcionários.

 

 

Resultados

 

O New Deal foi bem sucedido, apresentando resultados positivos já no começo da década de 1940. O mercado acionário voltou a funcionar plenamente, o desemprego diminuiu, a renda dos trabalhadores aumentou e as indústrias retomaram a produção, aumentando suas exportações e vendas no mercado interno.

Embora os gastos públicos elevados e as renúncias fiscais tenham aumentado a dívida pública, muitos economistas consideram que os resultados positivos, que geraram a saída da crise econômica, tenham compensado.




Impressão Google+


New Deal Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

- Os inventores do New Deal - Estado e sindicatos no combate à Grande Depressão
  Autor: Limoncic, Flávio
  Editora: Civilização Brasileira
  Temas: História Geral, Economia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.