Século de Péricles

Época, características, desenvolvimento, Péricles, Atenas, resumo, democracia, aspectos culturais e políticos do P eríodo Clássico de Atenas, Grécia Antiga


Péricles: governante de Atenas
Péricles: governante de Atenas

 

O que foi


Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas” ou Período Clássico, foi uma época  histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas (de 444 a 429 a.C.).

Neste século, Atenas tornou-se a principal cidade da Grécia Antiga, pois teve um grande desenvolvimento nas áreas da Política, Teatro, Artes plásticas, Arquitetura, Filosofia, História, Literatura, organização social e desenvolvimento urbano.

Esta época também foi marcada por investimento em obras públicas e formação de um exército bem preparado, principalmente, no tocante às estratégias militares.

Todos os investimentos feitos por Péricles e outros governantes atenienses deste período, resultaram na melhoria da qualidade de vida de grande parte da população de Atenas.

 

 

A Democracia Ateniense


Um dos principais aspectos de Atenas nesta época foi a democracia. Péricles aperfeiçoou o sistema político implantado pelo legislador Clístenes no começo do século VI a.C. O objetivo principal de Péricles era que a democracia servisse para o benefício do maior número possível de atenienses, tendo como princípio a igualdade. Ele não defendia a participação política só para os mais ricos, como era muito comum entre os governantes da época.

Outro ideal interessante e inovador para a época, defendido por Péricles, era a meritocracia. Para ele, na vida pública, os méritos não deveriam vir do nascimento ou da riqueza, mas sim das competências e dos talentos.

Porém, vale lembrar que a democracia ateniense tinha seus limites, pois só podiam participar da Assembleia (Eclésia) os cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e com mais de 18 anos). As mulheres, os estrangeiros e os escravos não tinham direito a participação política.

 

 

Guerras Médicas


Durante o Período Clássico, Atenas se uniu a outras cidades-estados gregas, formando a Liga de Delos, para combater um inimigo comum: os persas. Num primeiro momento os persas, liderados pelo rei Dario, foram derrotados pelos atenienses na Batalha de Maratona (490 a.C).

Em 480 a.C., os persas foram derrotados novamente. Sob o comando de Atenas, a esquadra grega venceu as tropas persas do rei Xerxes na conhecida Batalha de Salamina.




Impressão Google+


Século de Péricles Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O Século de Péricles (coleção Saber)
  Autor: Maffre, Jean Jacques
  Editora: Europa-América (Portugal)
  Temas: História Geral, Grécia Antiga


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.