Meio-Norte Nordestino

Localização geográfica, principais características desta sub-região do Nordeste, vegetação, relevo, clima, economia, principais cidades


Mata dos Cocais: principal formação florestal do Meio-Norte
Mata dos Cocais: principal formação florestal do Meio-Norte

 

Introdução e localização geográfica:

 

O Meio-Norte é uma das quatro sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Esta sub-região possui uma extensão territorial de, aproximadamente, 480 mil km² e está localizada a oeste do sertão nordestino. Ela envolve todo o território do Maranhão e toda área oeste do estado do Piauí.

 

Principais características do Meio-Norte do Nordeste:

 

- No tocante ao bioma, a região Meio-norte é uma área de transição entre a floresta amazônica equatorial e o semiárido do sertão. Há também, na área norte desta sub-região, uma faixa de transição entre o Cerrado e a Caatinga.

 

- Com relação à vegetação, destacam-se as palmeiras de carnaúba e babaçu, buriti e oiticica. Está área, com este tipo de vegetação, é conhecida como Mata dos Cocais e prevalece no Maranhão. Há também muitas árvores típicas da floresta amazônica (principalmente na região oeste do Meio-Norte).

 

- Entre as principais cidades localizadas no Meio-Norte nordestino, podemos citar: São Luís (capital do Maranhão), Teresina (capital do Piauí), Imperatriz (MA), São João de Ribamar (MA), Paranaíba (PI) e Timon (MA).

 

- O clima que prevalece nesta sub-região é o tropical úmido com verão úmido e inverno seco. A região litorânea tem índice de chuva elevado (média de 1.900 mm por ano). Já a área próxima ao sertão tem índice pluviométrico baixo (em torno de 650 mm por ano).

 

- A temperatura média anual no Meio-Norte é de 28°C.

 

- Os principais rios desta sub-região são: rio Araguaia, Parnaíba, Pindaré e Grajaú.

 

- Nas capitais (Teresina e São Luís) há uma economia desenvolvida e dinâmica (indústrias, serviços, finanças e comércios). Já na região interior, prevalece o extrativismo vegetal, agricultura e pecuária extensiva.

 

- Com relação ao relevo, a área norte é marcada pela presença da Planície Costeira. Já a área centro-norte é caracterizada pela presença de planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba.




Impressão Google+


Meio-Norte Nordestino Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O que é Nordeste Brasileiro

Autor: Garcia, Carlos

Editora: Brasiliense

Ano de publicação: 1999

Temas do livro: Região Nordeste do Brasil, Geografia do Brasil


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.