rio Amazonas - sua pesquisa

Rio Amazonas
Informações sobre o Rio Amazonas, os afluentes, bacia hidrográfica, economia, nascente do rio, 
navegação, composição das águas, geografia, a pororoca. 

fotografia do rio Amazonas Foto do rio Amazonas

 

Introdução 

O rio Amazonas se origina no lago Lauri (também conhecido como Lauricocha), que se localiza nos Andes do Peru. Ele segue em direção geral do sul-norte até Pongo de Manseriche, região em que seu curso segue o caminho oeste-leste, indo até a foz, no Atlântico. 

Informações sobre o rio Amazonas 

 

No território brasileiro, este grande e importante rio desce de 65m de altitude, em Benjamin Constant, dirigindo-se ao oceano depois de uma trajetória superior a 3.000 km.

 

O curso médio deste imenso rio vai do Pongo de Manseriche (Peru) até a cidade de Óbidos (Brasil), por volta de 1.000 km da foz, local onde já se nota os efeitos iniciais das marés.  

Os países que são banhados diretamente pelo rio Amazonas são: Peru, Colômbia e Brasil. Em suas bacias estão: Bolívia, Equador, Venezuela (apenas alguns trechos) e Guiana. No Peru, este rio recebe os seguintes nomes: Tunguragua (em sua parte superior) e Maraftón (até a foz do Ucayali). No Brasil, situado entre as bocas dos rios Javari e Negro, é conhecido pelo nome de Solimões.  

O Amazonas é o segundo rio mais extenso da Terra. Sua extensão é de 5.825 km. Perde para o Mississipi-Missouri (6.418 km) se considerarmos como o seu principal formador o Missouri, caso contrário, fica somente atrás do rio Nilo (7.400 km) que é realmente mais extenso que o Amazonas.

 

O Amazonas recebe os seguintes afluentes: Tapajós, Xingu, Paru e Jari. Estima-se que o Amazonas mande uma descarga equivalente a 11% de toda a massa de águas continentais para o oceano. Nas águas baixas, tem uma imensa largura que é camuflada por muitas ilhas, que dividem o rio em braços chamados paranás.

 

Suas águas são constantemente navegadas por navios de alto mar, numa distância de 3.700 km (desde a embocadura até a cidade de Iqijitos). Entre a enorme quantidade de afluentes que recebe, os mais importantes da margem direita são: Huallaga, Ucayali (Peru); Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu (Brasil). Através de sua margem esquerda recebe: Pastaza, Napo (Peru); Içá, Japurá, Negro, Trombetas, Paru e Jari (Brasil).

Este importante rio possui muitos fenômenos naturais, como, por exemplo, a conhecida pororoca (que é o encontro violento das águas do rio com as do mar).

 

 

 

_____________________________________________

Veja também:

Pororoca

Rios do Mundo e Brasileiros

Rios da Amazônia

______________________________________

Bibliografia indicada:

- O Rio - uma viagem pela alma do Amazonas
  Autor: Nossa, Leonencio
  Editora: Record
  Temas: Geografia, Relatos de Viagens

- Um naturalista no rio Amazonas
  Autor: Bates, Henry W.
  Editora: Itatiaia
  Temas: Geografia, Ecologia, Meio Ambiente

- Aventura no rio Amazonas
  Autor: Zotz, Werner
  Editora: Letras Brasileiras
  Temas: Geografia, Relatos de Viagens

______________________________________

 

 

 

Acessar Geografia

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Copyright © 2004 - 2012 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.