logo sua pesquisa

Movimentos da Terra
Os movimentos do Planeta Terra, rotação e translação, o que são, curiosidades, duração, outros movimentos

Movimentos da Terra, translação Movimento de translação ao redor do Sol

 

Introdução 

Embora pareça que o Planeta Terra permaneça sempre imóvel, ele, assim como os outros planetas do Sistema Solar, realiza vários movimentos. Os dois principais movimentos realizados pela Terra são: rotação e translação. Vale ressaltar que estes dois movimentos ocorrem simultaneamente.

Movimento de Rotação

É o movimento que a Terra faz em volta de seu próprio eixo, portanto, de 360º. É um movimento feito no sentido anti-horário, ou seja, de leste para oeste. O movimento completo tem a duração de 23 horas e 56 minutos.

Graças ao movimento de rotação, existe o dia e a noite. Enquanto a superfície de metade do nosso planeta fica voltada para o Sol temos o dia nesta parte (com presença da luz solar). Já a noite ocorre quando a outra parte do planeta não recebe a luz solar, ficando no escuro.

Movimento de Translação

É o movimento que o Planeta Terra faz ao redor do Sol. Chamado de órbita terrestre, este movimento é elíptico (forma de elipse). A translação completa tem a duração de 365 dias, 5 horas e, aproximadamente, 48 minutos. Chamamos de ano a volta completa que nosso planeta dá ao redor do Sol. A velocidade da Terra neste movimento é de 107 mil quilômetros por hora.

Outros movimentos

- Nutação: oscilação pequena e periódica no eixo de rotação da Terra. É gerada pela força de atração gravitacional entre a Lua e o Sol com a Terra. Este movimento tem um ciclo de 18,6 anos.

- Revolução: deslocamento no nosso planeta em relação ao centro da Via Láctea.

- Precessão dos Equinócios: lenta mudança na direção do eixo de rotação da Terra. É exercida pelas forças da maré da Lua e Sol sobre a protuberância equatorial da Terra.

Curiosidades:

- Em função do tamanho do nosso planeta, não conseguimos sentir em nosso cotidiano os movimentos de rotação e translação da Terra.

- Como o ano sideral tem 5 horas e 48 minutos a mais do que o ano do calendário terrestre, foi criado o ano bissexto (a cada quatro anos). É uma forma de sincronizar nosso calendário com o movimento de translação da Terra.

 

 

 

_______________________________________________

Veja também:

Planeta Terra

Astronomia

_______________________________________________

Bibliografia indicada:

- Da Terra as Galáxias
  Autor: Mourão, Ronaldo R. de Freitas
  Editora: Vozes
  Temas: Astronomia

________________________________________

 

 

 

Acessar Geografia

Página Inicial | Pesquisar Conteúdo | Trabalhos Escolares | Dicas de Estudo

 

Copyright © 2004 - 2013 Sua Pesquisa.Todos os direitos reservados. Este texto não pode ser reproduzido
sem autorização de seu autor. Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.